Not�cias

Capacitação FEPACAN

01/02/2025

 

 

A Federação Paranaense de Canoagem realizou de 27 a 31 de janeiro no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, o curso “Desenvolvendo Habilidades e Segurança em Canoagem – Nível 1” que faz parte da capacitação anual dos professores do Projeto Meninos do Lago que atendem mais de 1000 (mil) pessoas, sendo reconhecido pela Federação Internacional de Canoagem como um dos maiores projetos sociais do mundo.

 

Dessa vez, além da revisão das manobras de propulsão, condução, equilíbrio e combinadas, o foco maior foi a de desenvolver as atividades propostas pelo australiano Ian Beasley em sua obra Canoe Polo, que faz parte da metodologia de trabalho de desenvolvimento de habilidades proposta pela Entidade Estadual de Administração Esportiva que é a FEPACAN.

 

Foram cinco dias de muitas atividades na água com os professores e alguns alunos que se prontificaram em auxiliar embaixo de um sol escaldante que é comum nesta época do ano na Cidade de Foz do Iguaçu.

Para a coordenadora do Projeto Magda Couras, a necessidade maior junto aos professores realmente é no desenvolvimento da disciplina de Caiaque Polo, visto que 90% dos atletas estão nas piscinas dos centros de convivência de Foz do Iguaçu:

 

“Hoje trabalhamos com 6 Centros de Convivência do Município. Em todos esses Centros existem piscinas e uma escola pública onde meninos e meninas entre 05 a 11 anos participam de várias atividades esportivas, dentre elas a própria canoagem. E a modalidade da canoagem apropriada para piscinas é o Caiaque Polo, cujo nosso material desenvolvido com o apoio do autor australiano Ian Beasley é simplesmente sensacional. Por esse motivo solicitamos à Federação Paranaense que nos auxiliasse na capacitação anual dando ênfase, dessa vez, à parte tática desse esporte visto ser essa a grande deficiência nossa neste momento”.   

 

Existem nas apostilas disponíveis várias informações extremamente úteis e necessárias para desenvolver os atletas na questão técnica e tática. A parte técnica que envolve a execução de manobras como remar para frente, para trás, para as laterais, assim como virar a embarcação para direita esquerda e etc, isso já vem acontecendo normalmente e o desafio agora é ensinar a esses atletas quais são as principais táticas de defesa e ataque que podem ser utilizas durante a partida.

 

Segundo Argos Rodrigues, “Foz do Iguaçu conta hoje com uma infraestrutura para o desenvolvimento do caiaque polo sem comparações para nenhuma outra escola no Brasil ou no próprio continente americano. São seis centros de convivência com duas piscinas disponíveis em cada um desses locais além da disponibilidade dos equipamentos apropriados para a iniciação. E o mais importante de tudo, um batalhão enorme de meninos e meninas à disposição para aprender o esporte. Tudo isso, aliado ao apoio de uma das maiores empresas do Brasil, que patrocina a permanência de 8 professores de educação física nesses locais exclusivos para a ensinança da canoagem, faz de Foz do Iguaçu um possível celeiro de atletas para o Brasil. Claro que esse montante expressivo de meninos e meninas tem até agora apenas praticado os fundamentos básicos de navegação. Chegou o momento de ensinar as táticas de jogos propriamente ditas, ou seja, agora eles terão que aprender a competir. Estamos aqui para auxiliar em mais esse passo decisivo para o projeto”.   

 

Depois de várias atividades, a professora Laura Haslvanter afirmou que:

 

“Essa capacitação foi muito legal porque tiramos várias dúvidas quanto as regras do esporte e como conduzir nossos times de forma organizada. Já participamos de alguns eventos de Caiaque Polo em Foz do Iguaçu onde os nossos times não obedeciam a nenhuma ordem tática, ou seja, eram todos ao mesmo tempo disputando a bola sem guardar posições e isso proporcionava um esporte feio e, consequentemente, amargamos grandes derrotas. Após esse curso, nossas ações serão diferentes e muito mais frutíferas tecnicamente”.

Admin | Projeto Meninos do Lago