Not��cias

Crianças ajudam a limpar o lago do Canal da Piracema, em Foz do Iguaçu

15/07/2009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR Quarta, 15/07/2009 - 14h51 - Atualizado Quarta, 15/07/2009 - 17h52 Clickfoz - Notícias de Foz do Iguaçu por: Jornal de Itaipu Eletrônico

 

Foto: Itaipu Binacional
Os futuros atletas usam barcos para chegar aos pontos menos acessíveis do lago

 

Nove crianças do projeto Meninos do Lago fizeram nesta terça-feira (14) um “pente fino” no lago do Canal da Piracema. Foram retirados pedaços de isopor, plásticos e até calçados, que ficavam escondidos entre as pedras das margens. As crianças, com o auxílio do pessoal da Divisão de Reservatório, tiraram uma caçamba inteira de lixo do local.

 

O projeto Meninos do Lago, que incentiva a formação de atletas, atende hoje 80 crianças de 9 a 15 anos. Ele é resultado de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Canoagem, a Federação Paranaense de Canoagem e a Itaipu Binacional.  O objetivo é formar novos atletas de canoagem, além de disseminar o esporte na região. A partir de agosto, mais 80 crianças da Vila C serão selecionadas para participar do programa.

 

Para o presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz, atitudes como essa, além de mostrarem o comprometimento das crianças com o local onde treinam, também refletem a preocupação delas com o meio ambiente. “Fico feliz por observar que o esporte está trazendo, ao mesmo tempo, conscientização ambiental para essas crianças”, afirmou.

 

Para Edionara Aparecida Trindade, 15 anos, a limpeza foi encarada com o maior orgulho. “Aqui é a nossa segunda casa. Por isso, nada mais certo do que ajudarmos a limpar uma sujeira que a gente ajudou a fazer”, disse.

 

“Essas crianças acabam sendo também os olhos da nossa divisão”, afirmou André Luiz Watanabe, da MARR-CD. Segundo o engenheiro agrônomo, quando os resíduos são maiores (como, por exemplo, troncos de árvores) e podem comprometer o fechamento das comportas do Canal da Piracema, a área toma as providências cabíveis. “Geralmente a grande quantidade de lixo vem do córrego Brasília, que cruza a Vila C e deságua no Bela Vista”, comentou. O lixo menor, como o que foi recolhido, muitas vezes passa despercebido, e por isso o trabalho das crianças é importante.

 

Para Watanabe, responsável por todo o suporte à operação pente fino feita pelos atletas mirins,  “ações como essa mostram que as crianças já estão tendo a preocupação com o meio ambiente, o que é um ganho muito grande para todos”, afirmou

 

Admin | Projeto Meninos do Lago