Not��cias

Piraju promete disputas intensas na Copa Brasil de Canoagem Slalom 2010

14/09/2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iran Schleder
Comunicação CBCa
imprensa@cbca.org.br

 

Última etapa da competição na categoria principal acontece neste fim de semana no interior paulista e tem tudo para ser a mais disputada etapa do ano

 

Cerca de 120 canoístas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso se encontrarão neste fim de semana em Piraju, no interior paulista, na 4ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, que promete muitas disputas nas águas do rio Paranapanema e no ranking geral do Circuito Brasileiro da modalidade.

Esta será última etapa da competição na categoria Principal (Sênior, Júnior, Cadete e Máster), contudo o campeão geral do circuito brasileiro de Canoagem Slalom só será definidos após o término do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, marcado para 13 e 14 de novembro, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul.

Já na categoria Iniciantes o líder do ranking será definido após a 5ª Etapa da Copa Brasil, exclusivamente disputada este ano para a categoria de base e marcada para ocorrer nos dias 5 e 6 de dezembro, em Salmourão, no interior de São Paulo.

“Este ano está sendo muito importante para a Canoagem Slalom do Brasil, pois estamos recebendo muitos novos canoístas nos eventos, fato que nos enche de esperança para o futuro do esporte no país”, destacou Luiz Augusto Merkle, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem.

Para se ter uma idéia do crescimento do esporte no Brasil o número de atletas da categoria Iniciantes em 2009 foi de 48 canoístas e já no primeiro ano de remodelação da modalidade país este número saltou para mais de 200 novos esportistas em 2010.

“Este aumento significativo se deve muito ao trabalho das escolinhas de canoagem nas cidades de Foz do Iguaçu(PR), Piraju (SP) e Primavera do Leste (MT). Para ano que vem pretendemos até mesmo triplicar este número com mais apoio às escolas já existentes e à criação de novos núcleos, como o que irá existir em Macaé, no Rio de Janeiro”, explicou Merkle.


Local de disputa da quarta etapa no rio Paranapanema, em Piraju/SP.

Objetivo Rio 2016
A Canoagem Slalom brasileira mostra que o Planejamento Estratégico para o Rio 2016 está dando resultado mesmo antes da implantação oficial dos Projetos com o Selo de Qualidade onde a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) pretende quadruplicar a média de atletas dos últimos quatro anos, já para 2011.

O superintendente da CBCa, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, destaca que a Canoagem Slalom do Brasil passou por épocas difíceis, porém, graças à conquista dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, alguns núcleos que já existiam e outros que ainda não conheciam a modalidade resolveram investir e os resultados já estão aparecendo. 

“Três Coroas, no Rio Grande do Sul, Piracicaba, Piraju e Brotas no Estado de São Paulo e Tibagi e Foz do Iguaçu, no Estado Paraná, são os principais centros da modalidade e compareceram com um número surpreendente de atletas iniciantes. Para o ano que vem será lançado o Selo de Qualidade da CBCa, e aí a realidade numérica desse esporte passará aos padrões das principais potências olímpicas”, informou.


Mais informações sobre a 4ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom / Piraju-SP
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/291/paginas_id/291

Clique e baixe o Ranking Atualizado do Circuito Brasileiro de Canoagem Slalom
Categoria Principal
Categoria Iniciantes
 

Admin | Projeto Meninos do Lago