Not��cias

Brasil é tricampeão pan-americano de Rafting

22/08/2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iran Schleder
Comunicação CBCa
imprensa@cbca.org.br

Fotos: Marcos Labanca

 

Equipe Alaya Bozo D´Agua vence todas as provas da competição em Foz do Iguaçu e leva mais um troféu para sua extensa coleção de conquistas. Canadá fica com o título no feminino

 

Aconteceu o que todos esperavam no Campeonato Pan-americano de Rafting 2010, quarta edição do evento realizado de 20 a 22 de agosto em Foz do Iguaçu. A equipe brasileira Alaya Bozo D´Agua A venceu todas as provas da competição (Sprint, Cabeça a Cabeça, Slalom e Descida) e garantiu o tricampeonato com autoridade. No feminino as disputas foram intensas e com o resultado deste domingo, na prova de Descida, nas Cataratas do Iguaçu, as canadenses do time Filles De La Rouge garantiram o título do pan-americano.

“Mais uma vez tivemos muita determinação e força para vencer, mesmo competindo contra fortes equipes. Na prova de hoje as equipes chilena e argentina também remaram muito. Agora, depois deste título, vamos nos concentrar para o Pré-Mundial que acontece na Costa Rica, em outubro”, destacou Lucas Paulino da Silva, membro da Alaya Bozo D´Agua, atuais bicampeões mundiais de Rafting.



Na última prova do evento, Descida, realizada hoje nas proximidades das Cataratas do Iguaçu, a Alaya Bozo D´Agua A venceu os cinco quilômetros com o tempo de 16:42.897. Em segundo ficou a equipe Alaya Bozo D´Agua B com 17:05.758, e em terceiro o time argentino Canon Del Atuel com 17:33.894.

Na classificação geral a Alaya Bozo D´Agua A ficou com o título com 1000 pontos, com a Alaya Bozo D´Agua B com o vice-campeonato pan-americano com 853 pontos, e a equipe Chile 1 em terceiro com 789 pontos.

No feminino as disputas foram muito mais acirradas, com o título sendo definido apenas na última prova. Na prova de Descida as canadenses da equipe Filles De La Rouge garantiram o primeiro lugar com o tempo de 18:20.268, seguida pelas costa-riquenhas do Club de Rafting Femenino em segundo (18:49.321), e as brasileiras da Brotas 40° em terceiro (19:01.545).



Com este resultado as canadenses garantiram o título pan-americano com 892 pontos. O vice-campeonato ficou com o Club de Rafting Femenino Costa Rica com 884 pontos e o terceiro lugar com as brasileiras da equipe Brotas 40° com 777 pontos.

Segundo a canoísta canadense Marilou Salette vencer a prova de hoje foi fundamental para a conquista, mesmo remando um rio com muitas ondas que exigiam muita técnica. “Este time está de parabéns, pois treinamos juntas há apenas quatro meses. Estamos felizes com o título e participar de um evento neste local maravilhoso”, disse sorridente.


 
Campeonato Mundial de Rafting R4 2014
Depois da realização do Campeonato Pan-americano a cidade de Foz do Iguaçu entrou definitivamente na rota internacional de grandes eventos esportivos. Segundo o presidente da Federação Internacional de Rafting (FIR), Rafael Gallo, o Brasil está de parabéns por realizar o evento num local maravilhoso com muito profissionalismo.

“Foi um dos campeonatos mais impressionantes que já vi tanto pela beleza das cataratas e do Canal Itaipu quanto pelo profissionalismo da equipe de organização. Certamente o Brasil tem minha confiança e terá meu voto para trazer o Campeonato Mundial de Rafting R4 em 2014. Estou muito satisfeito com tudo”, destacou Gallo.

Já o superintendente de comunicação da Itaipu Binacional, principal patrocinador do evento, Gilmar Piolla, reforçou as palavras do presidente da FIR e disse, “Asseguramos desde já o apoio da Itaipu para trazer o Mundial para a cidade de Foz do Iguaçu e certamente todos ficaremos muito gratos em receber esse grandioso evento”, enfatizou.

O Campeonato Pan-americano de Rafting 2010 teve patrocínio máster da Itaipu Binacional, com apoio do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. A realização do evento foi da Confederação Brasileira de Canoagem com supervisão da Federação Internacional de Rafting.


Como são disputadas as provas de Rafting:
Um campeonato de rafting consiste em quatro provas somando 1000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas as provas: Tiro ou Sprint valendo 100 pontos e Sprint Paralelo ou Head to Head valendo 200 pontos. No segundo dia é disputada a prova de Slalom valendo 300 pontos e no terceiro dia a prova de Descenso ou Down River valendo 400 pontos. O vencedor é aquele que acumula a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.

Confira todos os resultados completos no link abaixo:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/resultados/eventos_id/265

Site Oficial do evento:
www.cbca.org.br/rafting2010
 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago