Not��cias

Brasil segue líder em busca do tri-campeonato pan-americano de Rafting

21/08/2010

 

 

 

 

 

 

 

 

Iran Schleder
Comunicação CBCa
imprensa@cbca.org.br

Fotos: Marcos Labanca

Alaya Bozo D´Agua A também leva o ouro no Slalom, prova que no feminino equipe da Costa Rica também garantiu o primeiro lugar

 

O 4° Campeonato Pan-americano de Rafting segue com ótimas disputas e elevado nível técnico em Foz do Iguaçu. A prova de Slalom, realizada neste sábado, no Canal Itaipu, premiou as equipes mais técnicas da competição, já que exige muita perícia e controle da embarcação por parte dos canoístas. No masculino os brasileiros bicampeões mundiais da Alaya Bozo D´Agua seguem imbatíveis rumo à conquista do tricampeonato pan-americano. Já no feminino a surpresa foi a conquista do ouro das meninas do Club de Rafting Femenino da Costa Rica.

“O Canal Itaipu oferece todas as condições para a prática do Rafting e todos nós, dirigentes, atletas e o público fomos premiados com provas emocionantes num dos melhores canais de canoagem do continente americano”, ressaltou Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem.



Além de uma pista de alto nível o público também foi acompanhou de perto a performance da equipe brasileira bicampeã mundial. O jovem Lucas Aurélio de Souza, morador da Vila C em Foz do Iguaçu, ficou impressionado com a Alaya Bozo D´Agua. “Eles são incríveis. Muito melhores que os outros. Deu muita vontade de fazer Rafting depois do que eu vi hoje”, disse empolgado.

O canoísta Fábio Ramos Lourenção, membro da equipe, destacou de onde vem toda essa força e vontade de vencer. “Nossa equipe é muito madura e acreditamos muito em Deus quando buscamos nossos objetivos. Quando você realmente acredita no seu sonho faz de tudo para ele se tornar realidade”, disse Fabinho. A Alaya Bozo D´Agua A venceu a prova de Slalom com o tempo de 180.828s, seguidos pela equipe Chile 1 (213.468) e Alaya Bozo D´Agua B (213.746). 

Já a prova feminina teve uma grande surpresa. As meninas do Club de Rafting Femenino da Costa Rica fizeram uma ótima prova e garantiram o titulo da categoria com o tempo de 340.346s, com as brasileiras da equipe Canoar em segundo (352.049) e as canadenses do time Filles de La Rouge em terceiro (366.671)   



Na classificação geral, no masculino, a Alaya Bozo D´Agua A lidera com 600 pontos, com o segundo lugar empatados entre as equipe Alaya Bozo D´Agua B e Chile 1, ambos com 501 pontos, e seguidos pelos argentinos da equipe Canon Del Atuel com 432 pontos.

 No feminino as costa-riquenhas do Club de Rafting Femenino lideram com 532 pontos, com as canadenses da Filles De La Rouge com 492 pontos e as argentinas da equipe Rafting Las Grullas com 474 pontos. Amanhã acontece a prova de Descendo, nas proximidades das Cataratas do Iguaçu, localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. 

O Campeonato Pan-americano de Rafting 2010 tem patrocínio máster da Itaipu Binacional, com apoio do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. A realização do evento é da Confederação Brasileira de Canoagem com supervisão da Federação Internacional de Rafting.

O que: Campeonato Pan-americano de Rafting 2010
Quando: 20 a 22 de agosto de 2010
Onde: Itaipu Binacional (Canal Itaipu) e Parque Nacional do Iguaçu (Rio Iguaçu)

Como são disputadas as provas de Rafting:
Um campeonato de rafting consiste em quatro provas somando 1000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas as provas: Tiro ou Sprint valendo 100 pontos e Sprint Paralelo ou Head to Head valendo 200 pontos. No segundo dia é disputada a prova de Slalom valendo 300 pontos e no terceiro dia a prova de Descenso ou Down River valendo 400 pontos. O vencedor é aquele que acumula a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.

Confira todos os resultados completos no link abaixo:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/resultados/eventos_id/265

Site Oficial do evento:
www.cbca.org.br/rafting201


Contatos:
Argos Rodrigues
Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem
Fone: +55 (41) 8865.1773 begin_of_the_skype_highlighting              +55 (41) 8865.1773      end_of_the_skype_highlighting
argos@cbca.org.br

Denilson de Lima
Supervisor do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem
Fone: +55 (11) 7711.4372 begin_of_the_skype_highlighting              +55 (11) 7711.4372      end_of_the_skype_highlighting
denirafting@cbca.org.br

Admin | Projeto Meninos do Lago