Not��cias

Brasil lidera Pan de Rafting

20/08/2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iran Schleder
Comunicação CBCa
imprensa@cbca.org.br

Fotos: Marcos Labanca

Equipe masculina Alaya Bozo D´Agua A venceu as provas do Tiro e Sprint Paralelo. As meninas do Brasil Brotas 40° no Sprint Paralelo e também lideram no feminino

 

Os melhores canoístas do continente, o clima favorável e um bom público, tudo isso abrilhantou ainda mais o primeiro dia de competição do 4° Campeonato Pan-americano de Rafting 2010, evento que reúne em Foz do Iguaçu até este próximo domingo 98 atletas de sete países americanos em busca pelo título do continente.
 
A equipe brasileira Alaya Bozo D´Agua, atuais bicampeões mundiais da modalidade, reforçaram sua supremacia e levaram o título das duas categorias disputadas no dia: Tiro (Sprint) e Sprint Paralelo (Head to Head). No feminino, numa final emocionante no Sprint Paralelo, as meninas da equipe Brotas 40° venceram as canadenses do time Filles de La Rouge e lideram a competição.

As provas de hoje aconteceram no Canal Itaipu, reconhecido por ser um dos melhores locais do mundo para a prática do Rafting e da Canoagem Slalom. Na prova Tiro masculino a Alaya Bozo D´Agua A garantiu o primeiro lugar com o tempo de 86.01 segundos, seguido também pelos brasileiros da Alaya Bozo D´Agua B com 90.26, e com o Chile 1 em terceiro com 90.78. No feminino as argentinas do time Rafting Las Grulas levaram a melhor com o tempo de 104.04, com as costa-riquenhas do Club de Rafting Feminino CR (107.29s) em segundo, e as canadenses da equipe Filles de La Rouge (107.53) em terceiro.

Na prova do Sprint Paralelo a supremacia da Alaya Bozo D´Agua A continuou. Eles levaram o título da categoria ao vencer na finalíssima a Alaya Bozo D´Agua B. Em terceiro ficou a equipe Chile 1. No feminino a disputa da final foi emocionante e decidida apenas nos últimos metros, quando as meninas do Brotas 40° garantiram o título da prova contra as canadenses do Filles de La Rouge. Na terceira colocação ficaram as argentinas do Rafting Las Grulas.
 
Para o presidente da Federação Internacional de Rafting, Rafael Gallo, a realização e organização do campeonato não poderiam ser melhores. “O local é maravilhoso, as disputas foram intensas e muito favoráveis ao esporte e tudo ocorreu da melhor forma possível. Estou muito contente”, disse.

Já o supervisor do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem, Denilson de Lima, destacou o trabalho de segurança oferecida aos atletas na competição. “Além da organização e das provas em si, nós estamos trabalhando com muito empenho na segurança dos atletas, já que realizamos a competição num canal com fortes correntezas e depois promoveremos a prova final nas proximidades das Cataratas do Iguaçu”, ressaltou.



Na classificação geral, no masculino, a Alaya Bozo D´Agua A lideram com 300 pontos, seguidos pela Alaya Bozo D´Agua B com 264 e a equipe Chile 1 com 237 pontos. No feminino as brasileiras da Brotas 40° está em primeiro com 272 pontos, com as argentinas do Rafting Las Grulas com 258, e as canadenses da Filles La Rouge com 255 pontos. Amanhã acontece a prova de Slalom, também no Canal Itaipu, e no domingo a prova de Descendo, nas proximidades das Cataratas do Iguaçu. 

O Campeonato Pan-americano de Rafting 2010 tem patrocínio máster da Itaipu Binacional, com apoio do Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. A realização do evento é da Confederação Brasileira de Canoagem com supervisão da Federação Internacional de Rafting.


O que: Campeonato Pan-americano de Rafting 2010
Quando: 20 a 22 de agosto de 2010
Onde: Itaipu Binacional (Canal Itaipu) e Parque Nacional do Iguaçu (Rio Iguaçu)

Como são disputadas as provas de Rafting
Um campeonato de rafting consiste em quatro provas somando 1000 pontos. No primeiro dia, acontecem duas as provas: Tiro ou Sprint valendo 100 pontos e Sprint Paralelo ou Head to Head valendo 200 pontos. No segundo dia é disputada a prova de Slalom valendo 300 pontos e no terceiro dia a prova de Descenso ou Down River valendo 400 pontos. O vencedor é aquele que acumula a maior quantidade de pontos na soma das quatro provas.

Confira todos os resultados completos no link abaixo:

http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/resultados/eventos_id/265

Site Oficial do evento:
www.cbca.org.br/rafting2010


Contatos:

Argos Rodrigues
Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem
Fone: +55 (41) 8865.1773 begin_of_the_skype_highlighting              +55 (41) 8865.1773      end_of_the_skype_highlighting
argos@cbca.org.br

Denilson de Lima
Supervisor do Comitê de Rafting da Confederação Brasileira de Canoagem
Fone: +55 (11) 7711.4372 begin_of_the_skype_highlighting              +55 (11) 7711.4372      end_of_the_skype_highlighting
denirafting@cbca.org.br

Admin | Projeto Meninos do Lago