Not��cias

Flor de Lótus - Uma travessia para ficar na história

09/05/2022

No dia 07 de maio em comemoração ao Dia das Mães, as Mulheres Rosas do IMEL fizeram uma travessia de Foz do Iguaçu à prainha de Santa Terezinha do Itaipu, em percurso aproximado de 18 km (ida e volta) remando seu Dragon Boat nas águas do Reservatório Itaipu.

 

Capitaneadas pelos treinadores Guto Mazine e Angel Sanchez, contando ainda com a colaboração dos professores Willian Fernando, Carolini Valiatti, Andress dos Santos e Nathalia de Freitas, vinte atletas guerreiras, que venceram a dura batalha contra o câncer de mama, embarcaram com a capacidade máxima na “Nanda”, embarcação a remo carinhosamente batizada com esse nome em lembrança a uma jovem atleta do IMEL, falecida anos atrás vítima de câncer.

 

Lá do céu, porém, Nanda deve ter solicitado um dia especial para essas mulheres guerreiras, pois até mesmo as águas do Reservatório Itaipu pareciam dispostas a auxiliar mais este desafio na vida de algumas senhoras que em animação e nostalgia não perdem para nenhum outro time desse programa fantástico implantado pelo médico Canadense Don Mackenzie no mundo todo. As águas do reservatório pareciam um espelho a refletir toda a felicidade e sentimento de resiliência que emanava em cada participante. O sol, há o sol, este chegou devagarinho para aquecer aos poucos os corações envaidecidos dessas lutadoras, mais ou menos dizendo assim: “Não se preocupem, se caírem no lago, eu as acalentarei novamente, da mesma forma que vocês mães fizeram com seus bebês no passado”.

 

Don Mackenzie, através de vários estudos científicos promovidos por sua equipe, conseguiu comprovar que a ação de remada é muito benéfica para as mulheres mastectomizadas, sem contar que no aspecto psicológico a prática desportiva é uma excepcional ferramenta de reestruturação mental e física. É claro que quando se oportuniza o prazer de praticar uma atividade física em um local maravilhoso e ambientalmente saudável, remando em uma canoa gigantesca em parceria com atletas extrovertidas, simpáticas e dignificantes como a Cidinha, Regyna, Fátima, Lourdes, Elisa, Lisiani, Tunica, Kemeli, Ivanice, Cida, Arali, Luci, Janaína, Bethy, Eloisa, Elizandra....e todas as demais hoje cadastradas, não há lamúrias que prevaleçam ao esplendor da vida emanado por essas lindas mulheres.

 

O Município de Foz do Iguaçu, o Iate Clube Lago de Itaipu e, principalmente, a Itaipu Binacional devem se sentir extremamente honrados por fazerem parte dessa ação transformadora que não beneficia apenas pacientes de uma terrível doença, mas também toda a família que antes se via com os braços atados, hoje está a aplaudir cada uma das suas conquistas.

 

“A vida da minha família mudou completamente quando minha esposa ingressou nesse projeto após o diagnóstico do câncer. Não queria mais sair de casa, tampouco conversar com as amigas, tudo que planejávamos ela estava contra através de argumentos pessimistas. Mas depois que encontrou Cidinha e as demais, a vida reacendeu, por isso estamos muitos felizes e grato por esse projeto”.

 

Esse relato foi de um dos maridos que estavam acompanhando o evento no sábado. Outro que também esperava ansioso esperando a chegada do barco que aconteceu após quatro horas da saída, disse o seguinte:

 

“Acho que minha esposa não vai querer nem assistir novela hoje. Vai chegar exausta, sem coragem para nada. Nunca fez exercício na vida e agora encarar 18 Km de remada, não é para qualquer uma. Mas estou feliz pela felicidade dela. Aliás, toda a minha família está novamente feliz”.

 

Para surpresa de todos, chegaram querendo agendar agora de Foz do Iguaçu até São Miguel do Iguaçu. Alguém duvida dessas mulheres? Se a Nanda continuar auxiliando lá de cima e elas não desanimarem para o frio, será apenas mais um simples desafio desse time.

 

A coordenadora Angélica e os diretores do Clube fizeram questão de colocar os atletas do Projeto Velejar é Preciso para auxiliar e abrilhantar ainda mais o cenário, sem contar com os barcos de apoio que foram imprescindíveis para a segurança do evento.

 

Ao todo foram 1h40m de remada para ir e um pouco menos para a volta para navegar aproximadamente 18 km. Na chegada, o Clube que faz a diferença na vida dessas atletas que é o Iate Clube Lago de Itaipu, gentilmente ofereceu um almoço para todos. E assim terminou mais um dia inesquecível na vida dessas mulheres.

Admin | Projeto Meninos do Lago