Not��cias

V Conferência Municipla dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Foz do Iguaçu

15/10/2021

Aconteceu no Campus da Unioeste neste dia 15 de outubro A “V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Foz do Iguaçu” com o objetivo de apresentar o Plano Municipal de Assistência Social. Várias entidades sociais estiveram presentes, inclusive o Instituto Meninos do Lago, com o Fisioterapeuta Luiz Augusto e seus atletas da Paracanoagem Lair da Silva, Jorge Luis. Isac Alves, Valeriano Souza e Marcelo Clemente.

 

 

Além das palestras e apresentação do plano municipal, a equipe de paracanoagem participou de uma mesa redonda para discussão de propostas para a conferência estadual que será realizada em Curitiba. As propostas foram divididas em 4 eixos, sendo que os atletas do IMEL debateram sobre o “acesso da pessoa com deficiência para criação de políticas públicas”.

 

Embasados nos temas, os paracanoístas tiveram oportunidade de relatar ocorridos, discutir, apresentar propostas, cobrar e inclusive votar nas propostas que serão levadas para plenária na conferência estadual. Ficou claro para todos os presentes que o Projeto Meninos do Lago não atua só na área do esporte, mas também tem enorme relevância nas questões de políticas públicas de acesso, inclusão e bem estar da pessoa com deficiência.

 

Ao término do evento Guto Mazine foi eleito delegado suplente da sociedade civil para levar as propostas para a conferência estadual e disse o seguinte:

 

“É muito importante para o nosso time estar presentes nestes debates que envolvem o cotidiano dos nossos atletas e de várias outras pessoas que muitas vezes não são ouvidos. Alguns esquecem que pessoas sem deficiência podem se tornar pessoas com deficiência em uma fração de segundos, para isso basta estarem vivos. Isso vale para todo mundo, inclusive familiares e os entes mais queridos. Não é possível esperarmos alguém do núcleo familiar para darmos razão às necessidades prementes dessas pessoas que hoje necessitam de nosso apoio. A sociedade está mudando, mas é preciso ainda muito mais”.  

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago