Not��cias

Ana Sátila fica em 10º lugar e faz história na Canoagem Slalom do Brasil

29/07/2021
Essa é a primeira uma mulher da Canoagem Brasileira chega a uma final. Sátila teve a penalidade máxima na baliza 22º e um toque na baliza 02 o que acrescentou 52 segundos ao seu tempo final. O Brasil ainda disputa mais uma semifinal com Pedro Gonçalves pelo K1
 
Alguns milímetros de distância mudaram o destino de Ana Sátila nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A décima colocação na prova do C1 da Canoagem Slalom veio após uma punição por não ter passado por uma das 25 balizas obrigatórias do circuito. Antes mesmo de entrar na água para a disputa da medalha, Ana Satila já fizera história ao se tornar a primeira mulher brasileira classificada para uma final olímpica na modalidade. Ela fechou a competição com o tempo de 164.71. A medalha de ouro ficou com a australiana Jessica Fox, com 105.04, a prata com a britânica Mallory Franklin, com 108.68, e o bronze foi para a alemã Andrea Herzog, com 111.13.
 
“Estava me sentindo tão preparada. Antes eu estava muito feliz de fazer a final, de ser a primeira mulher, de estar entre as dez melhores dos Jogos Olímpicos. E eu dei o meu melhor. A penalidade que tive foi tentando alcançar a medalha. Sabia que já tinha cometido alguns erros e tentei melhorar, mas a penalidade me custou muito. Estou muito decepcionada”, lamentou Ana.
 
De caçula do Time Brasil em Londres 2012 a finalista olímpica em Tóquio. A trajetória de Ana Sátila no esporte começou aos nove anos, em Primavera do Leste (MT), por incentivo do seu pai. De lá para cá, evoluiu rapidamente para se tornar a principal referência feminina da modalidade no país. Atual terceira colocada no ranking mundial, Sátila tem no currículo as medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 e Lima 2019, além do bronze no Mundial de 2017 e resultados de destaque em etapas de Copas do Mundo de Canoagem Slalom.

 
Muitos amigos e fãs da Canoagem Brasileira mandaram mensagens para a Ana Sátila e também para o Pedro Gonçalves, apesar das provas acontecerem na madrugada pelo fuso horário de Brasília as redes sociais tiveram um grande número de comentários e postagens.
 
 
Pedro Gonçalves entra na água só nesta sexta-feira (30) mas o canoísta esteve aqui no Kasai Canoe Slalom Centre torcendo pela sua amiga Ana Sátila, ele percorreu a lateral do canal incentivando a canoísta a fazer boas remadas, esse gesto é uma tradição das equipes de Canoagem Slalom quando um dos seus membros está competindo na água.
 
“Eu acho que ainda mais agora que estamos sem torcida eu acho que isso é crucial ter a gente torcendo a favor dando aquele grito, é uma motivação. Não que o atleta vá escutar porque tem o barulho da água e está concentrado, mas se escutar um grito e aquele grito for um milésimo de segundo a mais naquela remada que é crucial para a classificação para uma medalha já vai ter valido a pena”, explica Pepe.
 
Pedro Gonçalves entra na água na sexta (30)
O último dia de competições da Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos irá acontecer nesta sexta-feira (30) com a semifinal e final do K1 Masculino, Pedro Gonçalves garantiu sua classificação na quarta-feira (28). Pepe está em sua segunda edição olímpica e repete a trajetória do Rio 2016 quando o canoísta conseguiu garantir a final olímpica, na época ele garantiu a sexta colocação. Pepe e Ana Sátila colocam Tóquio 2020 como a melhor campanha do Brasil em edições olímpicas para a Canoagem Slalom.
 
Confira como será o último dia de eventos da Canoagem Slalom em Tóquio
 
Sexta-feira (30) - ????????????
Pedro Gonçalves na água
 
????????14h00 ???????? 02h00 - K1 Masculino - Semifinal*
????????16h00 ???????? 04h00 - K1 Masculino - Final
*Só os 10 melhores tempos da semifinal passam para a final
Admin | Projeto Meninos do Lago