Not��cias

Ana Sátila e Pedro Gonçalves avançam nas semifinais da Canoagem Slalom

28/07/2021
O Brasil garante vagas em todas as semifinais em que disputou, Sátila volta na água nesta quinta-(28) e Pedro Gonçalves na sexta (29)

FOTOS: Miriam Jeske/COB

O Brasil avançou para as semifinais da Canoagem Slalom nos Jogos Olímpicos em Tóquio. Nesta quarta-feira (28), Ana Sátila disputou as classificatórias do C1 (canoa individual) e Pedro Gonçalves do K1 (caiaque individual) e ambos avançaram para as semifinais. A etapa decisiva do C1 acontece nesta quinta-feira (29), já a do K1 será na sexta-feira (30).

 
Com um desempenho muito superior na segunda descida, Ana Sátila fechou com o 4º melhor tempo concluindo o percurso em 109.90 segundos e apenas um toque na baliza 08. Na primeira vez que entrou na água, Sátila finalizou sua prova em 120.56 segundos, com duas penalidades ao cruzar as balizas 08 e 19.
 
“Tive vários erros na primeira descida, alguns toques que custaram alguns pontos. O objetivo é remar bem o tempo todo, então consegui me focar muito bem para a segunda descida. Fiz uma análise de vídeo para tentar melhorar e na segunda descida com certeza eu me superei em cada ponto que havia sido ruim. O tempo mostrou isso, eu terminei em quarto lugar e para mim foi uma boa participação”, falou Ana Sátila que precisa ficar entre as 10 melhores para avançar à final. A semi acontece nesta quinta-feira (29) a partir das 02h00 da madrugada pelo fuso horário de Brasília.
 
 
Ana Sátila é natural de Iturama, Minas Gerais, e quando pequena mudou-se com a família para Primavera do Leste no Mato Grosso onde conheceu a canoagem através do incentivo do seu pai, Cláudio Vargas. Até os seus cinco anos de idade a atleta brasileira sofria de uma má formação congênita no coração, o que deixava sua mãe muitas noites em claro preocupada com a saúde da filha, agora ela está novamente acordada nas madrugadas, mas por um bom motivo, acompanhar a trajetória olímpica de Sátila.
 
“Você chora junto, você vibra junto e você quer estar presente e não pode, são madrugadas e madrugadas, estamos na torcida e na expectativa, eu acredito muito na força e no potencial dela, estamos aqui torcendo muito por ela”, fala Márcia Vargas, mãe de Ana Sátila que mora atualmente em Foz do Iguaçu no Paraná.
 
Pedro Gonçalves garante vaga na semifinal do K1
O canoísta Pedro Gonçalves continua na briga para tentar superar os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele fez o dever de casa e conseguiu garantir vaga para a semifinal do K1. Na primeira descida ele não gostou muito do seu resultado, mas na segunda vez que teve a oportunidade de competir e melhorou muito tecnicamente suas remadas.
 
“A primeira descida foi um peso muito grande nas minhas costas. Já na minha segunda, eu saí muito feliz, apesar de um toque nas primeiras balizas, porque consegui concentrar. Além de classificar, foi um bom treino para as próximas etapas duras que virão. Acho que eu tenho um diferencial de que sob pressão consigo crescer”.
 
 
Na segunda descida ele concluiu o percurso em 92.91 segundos com um toque na quarta baliza, um tempo bem inferior a primeira quando fez em 98.13s com dois toques. “Agora zera tudo, vamos analisar onde temos que melhorar. Nas próximas etapas, vai ser o mesmo Pepê, com sangue nos olhos e amor por estar aqui”, complementa.
 
Pepe inicia sua segunda participação em Jogos Olímpicos, na sua estreia no Rio 2016 ele fez história ao chegar em uma final e garantir a 6ª colocação. Em 2020 na Copa do Mundo realizada em Tacen a Eslovênia ele ganhou a medalha de bronze. O caiaque é a prova mais rápida da Canoagem Slalom e também uma das mais disputadas, ao todo 24 atletas estavam na água hoje e passaram 20 para a semifinal.
 
 
Morando desde pequeno em Piraju/SP, Pepe sempre sente muito orgulho de representar sua cidade. Com apenas 16 anos mudou-se para Foz do Iguaçu no Paraná para buscar crescer na modalidade com a oportunidade de remar diariamente no Canal Itaipu, na época a única estrutura totalmente artificial na América Latina de alto nível para o seu esporte, sua mãe e seus irmãos mesmo estando longe apoiá-lo de alguma forma, na madrugada a emoção tomou conta deles acompanhando a prova de Pepe.
 
“Ele já é vitorioso, foi muito emocionante a descida dele estamos na torcida, torço muito por você meu filho, eu tenho fé, acendi a minha vela e está na mão de Deus”, fala a Dona Célia, mãe do Pepe.
 
 
Confira a programação restante da Canoagem Slalom em Tóquio
 
Quinta-feira (29) - ????????????
Ana Sátila na água
 
????????14h00 ???????? 02h00 - C1 Feminino - Semifinal*
????????13h55 ???????? 01h55 - C1 Feminino - Final
*Só os 10 melhores tempos da semifinal passam para a final
 
Sexta-feira (30) - ????????????
Pedro Gonçalves na água
 
????????14h00 ???????? 02h00 - K1 Masculino - Semifinal*
????????16h00 ???????? 04h00 - K1 Masculino - Final
*Só os 10 melhores tempos da semifinal passam para a final
Admin | Projeto Meninos do Lago