Not��cias

NOTA: Brasil não competiu neste domingo (13) em Praga

13/06/2021
Kauã da Silva e Guilherme Rodrigues testaram positivo para o COVID-19, os outros cinco canoístas testaram negativo. Toda a delegação segue em isolamento e adotando todos os procedimentos das autoridades sanitárias locais.

FOTO: Czech Canoe

O Brasil não participou do último dia de provas deste domingo (13), na Copa do Mundo de Canoagem Slalom que está acontecendo em Praga na República Tcheca, dois atletas da delegação testaram positivo para o COVID-19. Os exames foram realizados no sábado (12), dentro do protocolo padrão da delegação brasileira e também dos procedimentos de participação nos eventos da Federação Internacional de Canoagem – ICF onde são feitos semanalmente testes de RT-PCR.

 
Dos sete canoístas que estão na Europa, cinco testaram negativo e dois testaram positivo para COVID-19: Guilherme Rodrigues e Kauã da Silva, o fisioterapeuta que acompanha a equipe Diórgines Antunes testou negativo. Os atletas estão assintomáticos e isolados do restante da delegação, eles estão recebendo toda a orientação e adotando todos os procedimentos das autoridades sanitárias locais e sendo monitorados pela CBCa.
 
A competição começou na sexta (11) e o Brasil havia garantido cinco vagas nas semifinais. No Sábado (12), Ana Sátila  não garantiu vaga para a final do K1, o mesmo aconteceu com Pedro Gonçalves e Mathueu Desnos no K1 Masculino. Neste domingo (13), Ana Sátila e Felipe Borges disputariam a semifinal da C1, eles testaram negativo para a COVID-19. No Canoagem Slalom Extremo Pedro Gonçalves e Omira Estacia iam entrar na água, seus testes também deram negativo, Guilherme Rodrigues que positivou para o COVID-19 também competiria nessa modalidade.
 
A Federação Internacional de Canoagem – ICF e a organização do evento entraram em contato com a equipe da Confederação Brasileira de Canoagem para informar sobre o resultado dos exames de toda a delegação que foram realizados de acordo com os protocolos exigidos na participação da prova, também estão sendo instruídos sobre os procedimentos adotados. Todos farão novos exames, até que saiam os resultados os atletas ficarão em isolamento em quartos individuais, a delegação está seguindo as regras sanitárias adotadas pela República Tcheca.
 
Histórico do protocolo adotado pela delegação
Kauã da Silva e Guilherme Rodrigues chegaram na República Tcheca há pouco mais de uma semana, além dois dos atletas, Felipe Borges e Omira Estácia também viajaram com eles e testaram negativo para o COVID-19. Os canoístas antes de sair do Brasil haviam realizado exames RT-PCR e testou negativo. Na chegada em Praga foram realizados novos exames e o resultado também foi negativo. No sábado (12), seguindo todos os protocolos adotados pela delegação e também para poder participar dos eventos oficiais da ICF foi feito mais um exame de rotina onde foi detectado positivo para Kauã e Guilherme.
 
Ana Sátila, Pedro Gonçalves e Mathieu Desnos estão na Europa desde abril, semanalmente os atletas também realizam exames de RT-PCR e os resultados deram negativos, mas para preservar a segurança dos atletas e também de outros canoístas que estão participando do evento, optou-se em não competir.
 
Na próxima semana será realizada a etapa da Copa do Mundo em Markkleeberg na Alemanha, onde serão seguidos os mesmos protocolos, os canoístas serão testados novamente e só irão viajar para a competição caso tenham testado negativo. Kauã da Silva e Guilherme Rodrigues ficarão em Praga adotando as medidas sanitárias das autoridades locais.
 
Atletas na Europa
Ana Sátila
Felipe Borges
Guilherme Rodrigues
Kauã da Silva
Mathieu Desnos
Omira Estácia
Pedro Gonçalves
 
Equipe Técnica
Mathieu Desnos - Chefe de Equipe e Atleta
Diórgines Antunes - Fisioterapeuta
Admin | Projeto Meninos do Lago