Not��cias

Mais uma tese acadêmica sendo preparada

19/04/2021

 

Desta vez o tema é “Uso de corrente de média frequência na manutenção de massa muscular em paratletas atendidos em clínica escola do município de Foz do Iguaçu – PR” e será realizado em parceria com a Uniamérica. Este já é o segundo estudo acadêmico com a participação de Guto Mazine como mentor.

 

O primeiro foi sobre “A influência da prática de atividades em paracanoagem na qualidade de vida e controle de tronco de lesados medulares” e está sendo transformado no formato de artigo para publicação em revista científica. Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na UDC Foz. Caso queira conhecer o teor do estudo, clique aqui.

 

Para Guto, a conclusão deste novo estudo está prevista para agosto de 2021 e, sendo eficaz, poderá auxiliar muito os paratletas locais:

 

“Nosso objetivo é comprovar que é possível aumentar a perimetria de grupos musculares atrofiados pela lesão medular através do uso de correntes elétricas. Como o IMEL atende paratletas com lesão medular, existe a possibilidade da utilização dessas frequências para otimizar o desempenho na embarcação”.

 

Aos poucos o Instituto Meninos do Lago vai demostrando ao Brasil e ao Mundo tratar-se não apenas de uma instituição multicampeã de canoagem. Seus objetivos vão muito mais além. Com a estrutura proporcionada pela Itaipu Binacional e Município de Foz do Iguaçu, o Projeto Social Desportivo Meninos do Lago pode ser o grande laboratório transformador do mundo, melhorando em muito a qualidade de vida dos canoístas de todo o planeta.

 

Para Argos Gonçalves Dias Rodrigues, coordenador do Projeto Meninos do Lago, o objetivo é fazer parceria com alguma universidade para que possamos produzir estudos científicos e transmitir para os países latino americanos aulas on line, divulgando a metodologia que tem demonstrado ser extremamente eficaz na iniciação, que é o verdadeiro ponto fraco da maioria dos países.

 

“A paracanoagem é um campo extremamente fértil para pesquisas que tenham como objetivo a melhora da qualidade de vida dos usuários. Nosso treinador Guto Mazine tem se dedicado a estudar e participar de vários grupos acadêmicos no Brasil e fora dele, de forma que nos traz a segurança de que podemos avançar em nossos objetivos iniciais. Agora vamos buscar uma universidade que queira ser nossa parceira, visando o desenvolvimento não só de estudos científicos, mas, principalmente, que tenha infraestrutura necessária para transmissão on line das aulas dos Níveis 1, 2 e 3 para os países da América Latina e clubes de todo o Brasil”.   

Admin | Projeto Meninos do Lago