Not��cias

Protetor solar para evitar o melanoma

18/12/2020

 

O Instituto Meninos do Lago – IMEL recebeu a doação de  624 unidades de protetor solar Nívea Sun. A entrega foi realizada pela presidente do Melanona Brasil, Rebecca Montanheiro, que solicitou o apoio da Entidade para distribuição aos jovens atletas que participam dos treinamentos da canoagem, expondo diariamente o corpo ao sol por longo período.

 

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

 

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 6 mil novos casos de melanoma por ano.

 

Os médicos acreditam que a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento seja a principal causa de melanoma, de forma que os atletas que treinam diariamente expostos aos raios solares, deverão estar sempre muito bem protegidos, preferencialmente, com boné e camisa longa e mesmo assim, utilizando o protetor solar Nívea Sun, que é a ferramenta mais eficaz para manter uma vida saudável.

 

O presidente do IMEL, Willian Soares de Oliveira, agradeceu imensamente pelo apoio do Melanona Brasil e da Empresa Nívea, responsável pela produção do protetor solar, visto que, dificilmente o público alvo do Projeto Social Meninos do Lago teria condições econômica de adquiri-los:

 

“Sinto-me até emocionado em poder possibilitar aos atletas do projeto social Meninos do lago, quando houver o retorno das atividades normais paralisadas por conta da pandemia, a utilização de proteção solar de tão boa qualidade. Na época em que eu fazia parte do quadro de atletas, dificilmente teria condições de adquirir, assim como a imensa maioria dos meus colegas. Todos nós sabemos do perigo do câncer de pele, porém poucos estão conscientizados da importância da proteção contra os raios ultravioletas. O simbolismo desse frasco vai muito mais além que o próprio protetor solar, pois remete à conscientização permanente de todos os atletas para se protegerem ao máximo do sol. À Empresa Nivea e Instituto Melanona Brasil, o nosso muito obrigado”.

 

Admin | Projeto Meninos do Lago