Not��cias

Intercâmbio profissional

20/08/2020

O fisioterapeuta responsável pela Paracanoagem dentro do Projeto Meninos do Lago, Guto Mazine, tem participado de vários foruns on line com os profissionais da área do Comitê Olímpico Brasileiro, debatendo sobre estratégias que visam diminuir drasticamente as lesões mais frequentes dos atletas brasileiros.

 

No dia 20 de agosto, aconteceu a 2ª Reunião Fisioterapeutica e Massoterapeutica que contou com a presença da Coordenadora de Ações Médicas do COB, Ana Corte e do Coordenador de fisioterapia, Ronaldo Aguiar para debater sobre o tema “Lesões por sobrecarga no esporte de alto rendimento”.

 

Nessa reunião teve a importante participação do Dr. Alexandre Dias Lopes - Fisioterapeuta e pesquisador PhDNortheastern University (Boston, EUA), que colocou em pauta a importância do papel de toda a equipe multidisciplinar na prevenção, bem como da corresponsabilidade do próprio atleta o qual deve ser “construído” ou “disciplinado” em suas ações desde a base.

 

Ficou claro a todos que de acordo com os modelos norte-americanos no esporte, o histórico do atleta desde a base é condição essencial para bons resultados profissionais. Exatamente com essa visão, Guto Mazine tem se empenhado para mudar alguns procedimentos nas aulas de canoagem em todos os núcleos de Foz do Iguaçu. Segundo ele:

 

“A cada dia está mais claro para nós profissionais da saúde, que a determinação e a força de vontade de alguns bons atletas as vezes acaba sendo prejudicial à sua própria saúde. Na ânsia de um crescimento físico mais rápido, exageram em forças para as quais não estão com a musculatura devidamente preparada para suportar. Isso acaba ocasionando lesões as quais, não raramente, geram dores ou inconfortos para o resto da vida. Outro grande problema é a desatenção com o aquecimento e desaquecimento que são fundamentais para qualquer atividade física, principalmente visando o alto rendimento. Infelizmente na Canoagem Slalom brasileira, são poucos os atletas que dão a devida atenção para esses dois temas. Esta conduta desportiva tem que ser entendida e aplicada desde o início da carreira, é o que estamos dando ênfase maior nas atividades da Canoagem em Foz do Iguaçu”.

 

Admin | Projeto Meninos do Lago