Not��cias

Jogos Sul-americanos 2022

26/08/2020

Dia 26 de agosto o Coordenador do Projeto Meninos do Lago em Foz do Iguaçu, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, foi nomeado Delegado Técnico da Canoagem Slalom para os Jogos Sul-americanos que serão realizados em Assunção, Paraguai, no período de 26 de março a 09 de abril de 2022.

 

Será a primeira vez que a Canoagem Slalom estará participando dos Jogos e para o Delegado Técnico o mais importante é que o evento seja considerado um sucesso para a modalidade continue sendo prestigiada nas próximas edições.

 

“Para mim é uma honra poder estar colaborando com os JOGOS e pretendo entregar uma competição que agrade muito aos países membros da ODESUR, afastando a ideia de tratar-se de uma modalidade extremamente cara para qualquer edição, seja ela PAN ou SUL- americana. Não foi fácil colocar a Canoagem Slalom nos Jogos Pan-americanos porque havia um discurso que as competições somente seriam válidas se fossem realizadas nos caríssimos canais artificiais. A Confederação Brasileira teve um papel muito importante, através do seu presidente, no sentido de desmistificar essa questão, sugerindo todas as competições em rios naturais. Se no Pan não era fácil, imagine então quebrar a barreira nos Jogos Sul-americanos. Demorou muito para se conseguir enquadrar a Canoagem Slalom no programa e agora todos os envolvidos na modalidade, incluindo atletas, dirigentes e árbitros terão que trabalhar no sentido de entregar uma competição satisfatória em número de países participantes e extremamente barata para o Comitê Organizador. É evidente que o Comitê Organizador contará muito com a infraestrutura da CBCa para a realização desta competição”.

 

Após a realização da primeira reunião de trabalho que aconteceu no dia 26 de agosto, foram apresentadas pelo Diretor Técnico três alternativas de locais para as competições de 2022, sendo que a mais provável será a do aproveitamento do Parque Monday, às margens do bonito Salto Monday, na Cidade de Presidente Franco, a apenas 20 km de Foz do Iguaçu.

 

 

“Na primeira reunião de trabalho apresentei como proposta de local sede duas opções muito próximas à Cidade de Foz do Iguaçu, até mesmo para diminuir os custos com viagens e acompanhamentos locais. Duas opções para a Cidade de Hernandárias, que abriga a Itaipu Binacional na margem direita, podendo os Jogos serem realizados na própria Empresa, no Canal Itaipu, palco já existente e conhecido por todos os canoístas brasileiros. A segunda opção também em Hernandarias seria a de aproveitar uma barragem já existente e construir uma pista utilizando-se de gabiões. Ambas as sugestões encontraram algumas resistências e a terceira, que seria o aproveitamento da infraestrutura já existente no Parque do Salto Monday, será a mais viável, desde que haja entendimentos os proprietários da área”.

 

Se o local realmente vier a ser escolhido a pista será de difícil acesso para o público e atletas, pois as barrancas do rio são bastante íngremes, muito embora já exista uma passarela para auxiliar na subida e descida. Porém isso não deverá intervir no propósito da prova, segundo o Delegado Técnico.

 

“Quem participar da Canoagem Slalom nestes Jogos, terá que vir com o mesmo espírito corporativista dos destemidos desbravadores. O mais importante será a modalidade ser vista e reconhecida com outros olhos pelos dirigentes sul-americanos, para que no futuro, quando o esporte realmente estiver acontecendo em todos os países da América do Sul e, com isso, estarmos politicamente fortes, possamos fazer outros tipos de solicitações. Agora, definitivamente, não é o momento de críticas ou de exigências, principalmente por parte dos atletas e árbitros participantes que realmente amam a Modalidade”.   

Admin | Projeto Meninos do Lago