Not��cias

Curso de arbitragem para a modalidade de Canoagem Slalom

24/08/2019

 

Dia 24 de agosto os árbitros da Federação Internacional de Canoagem Mayara Cordeiro e Wallison Diogo de Carvalho realizaram “Curso de Arbitragem” para a modalidade de Canoagem Slalom na Cidade de Foz do Iguaçu, o qual contou com a presença de 20 interessados, entre atletas, ex atletas e acadêmicos.

 

Na parte da manhã foram realizadas atividades teóricas, inclusive com avaliação de vídeo ao final, no Colégio Anglo-Americano que gentilmente cedeu suas instalações para a realização do curso. Após o almoço, houve simulação de prova, onde atletas do IMEL competiram forçando a interpretação dos árbitros com execução de várias manobras faltosas de difícil interpretação.

 

 

Para a Professora Mayara Cordeiro, a necessidade do Brasil de arbitragem nesta modalidade desportiva é flagrante desde sempre, pois em cada evento existe a necessidade de um número bastante expressivo de árbitros, não sendo fácil para os núcleos que sediam as competições oferecerem essas participações por falta de mão de obra capacitada e a CBCa não tem condições financeiras de encaminhar um grande número de árbitros para os eventos oficiais:

 

“Desde que entrei na canoagem no ano de 2009, o problema da arbitragem é uma constante em todos os eventos, pois nunca encontramos um número ideal de participantes conforme determina o regulamento da FIC. Com o enorme crescimento do Projeto Meninos do Lago, a ideia agora é realizarmos competições todos os sábados na parte da manhã e, para isso, precisaremos ter um grande grupo de arbitragem”.

 

Wallison Diogo de Carvalho, por sua vez, disse o seguinte:

 

“Ficamos muitos satisfeitos com o interesse e desempenho dos participantes, pois os resultados colhidos na parte da tarde foram excelentes. Evidentemente alguns erros de arbitragem aconteceram, porém muito abaixo do que havíamos previstos, demonstrando o real interesse no aprendizado e comprometimento com a prova”.

 

A atleta Beatriz Souza Costa que também participou do curso, ficou impressionada com algumas regras que mesmo competindo há um bom tempo, desconhecia:

 

“Acho que esse curso deveria ser obrigatório a todos os atletas faixas verde e azul do Instituto Meninos do Lago, pois tenho certeza que assim como eu, vários itens do regulamento não são de conhecimento da grande maioria, inclusive de atletas da seleção brasileira”.

 

Três atletas da paracanoagem iguaçuense estiveram presentes, sendo destaques na avaliação final: Aline Barth, Isac Alves Cardoso e Jorge Luiz de Souza, todos cadeirantes, tiveram ótimo desempenho tanto na parte teórica quanto na prática.

 

“Foi muito interessante a participação nesse curso, nunca havia visto uma competição de canoagem slalom, mas a partir do entendimento do regulamento as competições ficam mais interessantes e sentimos a dificuldade enfrentada pelos atletas”.

 

Participaram do curso:

1-      Adriana Patrícia Giacomini

2-      Alexandre Berghahn

3-      Aline Barth

4-      Andress dos Santos Pires de Campos

5-      Algel Cardozo

6-      Argos Gonçalves Dias Rodrigues

7-      Barbara Lucila Alves

8-      Beatriz Souza Costa

9-      Caroline Valiati Rothhaar

10-   Caroliny Alves de Morais

11-   Fernando Manenti

12-   Isac Alves Cardoso

13-   Jorge Luiz de Souza

14-   Laura Beatriz Monteiro Hasvanter

15-   Luiz Augusto Mazine

16-   Manuela Ramos de Souza

17-   Maria Eduarda Morais Schlikmann

18-   Milena Barth

19-   Natália de Freitas Sapia

20-   Thiago Silva Guimarães

21-   Wallan Patrick de Carvalho

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago