Not��cias

Ana Satila, Pepe e cia. se destacam em seletiva nacional e defenderao a selecao de slalom em 2019

23/04/2019

Após duas etapas, em Foz no ano passado e em Três Coroas neste fim de semana, saem os nomes que se credenciaram para defender o país em torneios internacionais no ano

 

Por GloboEsporte.com — Três Coroas, RS

 

23/04/2019 12h07  Atualizado há um dia

 

Fabio Canhete - Canoagem Brasileira

 

Ana Sátila, Omira Estácia, Pepê Gonçalves e Felipe Borges foram os destaques da seletiva nacional de canoagem slalom. A segunda etapa foi realizada neste fim de semana em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, e ajudou a definir os nomes da seleção brasileira da modalidade. Ana foi o grande nome, obtendo 100% de aproveitamento ao vencer todas as provas que disputou, o K1 e o C1.

 

- Agora que o ano começa, pensamento total na temporada internacional, foco nas disputas mais importantes - falou a atleta.

 

Outro destaque feminino do evento foi sua irmã, Omira Estácia, que assim como Ana compete pelo Instituto Meninos do Lago (IMEL), de Foz do Iguaçu/PR. A jovem garantiu o segundo lugar também na canoa e no caiaque.

 

No K1 masculino sênior, Pepê Gonçalves, que rema pela Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN), de Piraju/SP, ficou em segundo lugar em Três Coroas nas duas descidas. Na primeira, o mais rápido foi Guilherme Rodrigues (IMEL), e na segunda, Guilherme Mapelli (ASTECA). Mas como tinha a melhor colocação na primeira etapa da seletiva, disputada em Foz, Pepê acabou ficando com o melhor desempenho geral.

 

- Depois de dois dias intensos de provas consegui meu objetivo de classificar para o principal evento do ano que também vai contar como seletiva olímpica pra Tóquio 2020, tirando isso ainda estou classificado para as cinco Copas do Mundo, um Mundial e um Campeonato Pan-americano (de canoagem slalom, de 26 a 28/4 em Três Coroas mais uma vez) - avaliou.

 

 

Pepê se destaca em seletiva nacional e defenderá o Brasil em 2019 — Foto: Fabio Canhete - Canoagem Brasileira

Na canoa, Felipe Borges, do IMEL, venceu a prova de sábado. No domingo, perdeu para Charles Corrêa, da APEN, mas, somando os pontos gerais, foi o melhor do C1 masculino sênior:

 

- Saio não muito contente com o desempenho das minhas provas, porém meus resultados em 2018 foram muito bons, me dando chance de alcançar essa vaga. Agradeço imensamente a todos que de alguma forma estão torcendo por mim, agora é foco total para buscar a vaga olímpica para o Brasil.

 

Os resultados da apuração da seletiva nacional saíram nesta segunda-feira e se basearam em duas competições, sendo a primeira realizada no ano passado em Foz do Iguaçu/PR, e a segunda feita neste fim de semana em Três Coroas/RS.

 

Os atletas participaram de cinco provas com duas descidas cada, sendo que, nas três primeiras disputadas no Paraná, houve o descarte da pior atuação. No fim das contas, quatro provas contaram pontos para a colocação geral.

 

A lista final ficou com Ana Sátila e Omira Estácia (caiaque e canoa feminina), Pepê Gonçalves, Guilherme Rodrigues e Fabio Rodrigues (caiaque masculino), e Felipe Borges e Charles Corrêa (canoa masculina). Esses atletas estão credenciados a participar das competições internacionais, observando a questão da cota por país em cada uma delas e suas regras específicas - por exemplo, no Pan, cada atleta só pode correr uma prova, ou seja, Ana Sátila terá de optar pelo C1 ou K1, e Omira fará a outra prova) - e também os recursos para enviar a delegação para fora do país.

Admin | Projeto Meninos do Lago