Not��cias

Projeto Meninos do Lago completará 10 anos de atividades

01/03/2019

 

 

 

Criado para ser “modelo” da Confederação Brasileira de Canoagem, o Projeto Meninos do Lago completará no dia 1º de novembro de 2019, 10 anos de atividades. Essa marca é muito significativa dentro da realidade desportiva nacional pois não são muitos os projetos que perduram por tanto tempo ainda mais em se tratando de ações predominantemente sociais.

 

Graças ao apoio sempre presente da Itaipu Binacional, um bom número de meninos e meninas que nunca haviam saído de Foz do Iguaçu, hoje são os principais atletas brasileiros e muitos passaram a conhecer vários estados nacionais sendo que os mais dedicados e talentosos chegaram, inclusive, a integrar as diversas seleções brasileiras e, com isso, tiveram a oportunidade única de conhecer vários países representando a nossa bandeira.

 

A maior atleta brasileira de Canoagem Slalom de todos os tempos é Ana Sátila Vieira Vargas que começou no Projeto com 15 anos de idade hoje é uma das melhores do mundo e séria candidata à medalha nos Jogos Olímpicos de 2020. Além dela vários outros exemplos de superação e dedicação demonstram de forma inequívoca que a Canoagem de Foz do Iguaçu proporciona uma das melhores condições de treinamento do mundo. Não é por acaso que o IMEL é campeão da primeira e segunda divisão do Circuito Nacional praticamente desde que foi concebido.

 

O atleta que tiver a honra de vestir a camisa do IMEL sabe que para ele serão oferecidas condições de treino de primeira ordem, digna das principais potências mundiais. Com dedicação, persistência e boa vontade os resultados desportivos virão, muito embora esse não seja o principal objetivo do projeto. O que o IMEL e Itaipu Binacional pretende na realidade é auxiliar na educação de vários meninos e meninas iguaçuenses, inserindo na vida dos mesmos os princípios do olimpismo, que nada mais é do que uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva.

 

A educação no sentido mais amplo da palavra é o principal valor cobrado dentro do Projeto e o comprometimento com a escolarização é o carro chefe. Reprovado o aluno ficará seis meses fora e só retornará se comprovar não ter recebido nenhuma nota vermelha no decorrer do semestre. Caso contrário, mesmo tendo conseguido resultados desportivos fabulosos, não serão suficientes para a transformação na imagem de “campeão” que o IMEL e ITAIPU procuram e, por esse motivo, será dispensado desse projeto social/desportivo.

 

Em 2019 o Projeto que já era considerado grande para a modalidade de Canoagem Slalom, passará de 100 atletas para 600, podendo ser considerado um dos maiores projetos dessa natureza do mundo. Para comportar à todos, as atividades desportivas serão realizadas também nas piscinas do Centro de Convivência Arnaldo Isidoro de Lima – Itaipu C, Centro de Convivência Darci Pedro Zanatta -  Morumbi,  Centro de Convivência Clóvis Cunha Vianna – Lagoa Dourada e Centro de Convivência Bubas – Porto Meira.

 

No dia 11 de março as atividades recomeçam nas Piscinas da Itaipu C para os atletas já cadastrados e no mês de abril, os interessados deverão procurar os Centros de Convivência para preencherem o cadastro de inscrição para as atividades de canoagem que serão realizadas no período da tarde (até 12 anos) e da noite (13 a 16 anos). Além da Canoagem Slalom (corredeiras) e Caiaque Polo (piscinas), o IMEL estará investindo também na Paracanoagem, para atletas maiores de 18 anos portador de necessidades especiais. Interessados deverão entrar em contato o mais rapidamente possível, pois as vagas serão bastante limitadas.

Admin | Projeto Meninos do Lago