Not��cias

Foz do Iguaçu recebe o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom neste fim de semana

10/10/2018
 
“Com a expectativa de quase 100 atletas o evento também será a seletiva nacional para escolher os canoístas que representarão o Brasil na temporada 2019 em competições internacionais”
 

Começa nesta quinta-feira (09), no Canal Itaipu em Foz do Iguaçu o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, 1ª e 2ª divisão. Ao todo 93 atletas foram inscritos, entre eles grandes nomes também estarão na água brigando para garantir além de um bom resultado na prova mais importante do circuito nacional, mas também garantir vaga entre os atletas que irão representar o Brasil em 2019 nas provas internacionais. Ana Sátila está em ritmo acelerado, apesar do favoritismo a atleta diz que o empenho sempre é ao máximo em cada prova.
 
“Sempre é bom remar aqui nesta pista, eu me sinto em casa. E a preparação tem que ser constante, porque preciso estar atenta aos mínimos detalhes”, comenta. Sátila vem embalada do Mundial que aconteceu no Rio de Janeiro no mês passado onde conquistou uma medalha de ouro pela modalidade Slalom Extremo Cross, sendo que na edição de 2017 do evento ela havia obtido a medalha de prata. Para ela antes de pensar nas provas em 2019 tem que garantir a classificação nessa competição. “Estou focada nessa prova, vou dar o meu melhor”, diz a atleta que compete pelo Instituto Meninos de Lago, equipe de Foz do Iguaçu e irá disputar três provas: C1 (Canoa), K1 (Caiaque) e Caiaque Extremo Cross.
 
Já Felipe Borges aposta que além da força de suas remadas a presença da sua família será fundamental na prova. “Sempre gosto de estar competindo com a torcida dos meus familiares”, revela. O atleta iguaçuense conquistou o seu melhor da canoa masculina em mundiais no mês passado quando ficou em 18º lugar. Ele quer manter o favoritismo na prova. “Em casa o ouro tem um gostinho a mais e quero trazer mais um”, diz.
 
Outros nomes importantes da Canoagem Slalom estarão na cidade como os atletas olímpicos Pedro Gonçalves, atleta que ficou em 6º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Charles Corrêa e Anderson Oliveira.
 
Classificatória para provas internacionais
 
De acordo com a circular da Confederação Brasileira de Canoagem o evento também será realizado a Seletiva Nacional dos atletas que obtiverem o melhor índice para competir em provas internacionais. Serão classificados atletas em quatro categorias: K1 Masculino, K1 Feminino, C1 Masculino e C1 Feminino divididos nas categorias, júnior, sub-23 e sênior.
 
O evento vai até o domingo (14) e a programação completa abaixo:
 
Quinta-feira (11)
08h00 – Tomada de tempo Slalom Cross
08h00 às 17h00 – Provas para a 2ª divisão (trecho superior)
13h00 às 1&h00 – 1ª e 2ª Descida Seletiva (Dia 01)
 
Sexta-feira (12)
10h00 às 16h00 – Provas 2ª divisão - Semifinais e finais
 
Sábado (13)
08h00 às 12h30 – 1ª e 2ª Descida da Seletiva (Dia 02)
 
Domingo (14)
08h00 às 14h00 – 1ª e 2ª Descida do Campeonato Brasileiro
15h00 às 17h00 – Semifinais e Finais Slalom Cross
 
 

Mais informações em: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/1279

Admin | Projeto Meninos do Lago