Not��cias

Seletiva Nacional em Muzambinho - MG define três atletas para brigar por vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude

23/01/2018
 
IMEL – PR e ACI – BA tiveram atletas selecionados para continuar na briga pelas vagas Olímpicas
 
Neste final de semana a cidade mineira de Muzambinho recebeu atletas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom que participaram da Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude, evento que será realizado em outubro na capital argentina, Buenos Aires. A Seletiva contou com a participação de 20 atletas que disputaram o direito de brigar por uma vaga no evento mais importante para as categorias de base em uma Seletiva no ano passado. Três atletas, dois de Canoagem Slalom e um de Canoagem Velocidade, conquistaram a vaga para a Seletiva Mundial em Barcelona – ESP.
 
Os atletas, todos com data de nascimento entre 1º de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2003, tiveram que percorrer o percurso próprio dos Jogos Olímpicos da Juventude, que diferem do formato tradicional de provas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom de provas organizadas pela Federação Internacional de Canoagem – FIC. Na Canoagem Velocidade os atletas disputam em uma pista com formato de “8”, com duas curvas e uma reta de 80m, os remadores iniciam a prova em pontas alternadas e disputam a prova em confronto direto. Já na Canoagem Slalom os atletas remam em ziguezague por quatro balizas na ida e quatro na volta, além de realizar movimentos específicos da modalidade durante o trajeto.
 
Os atletas que conseguirem a vaga para os Jogos disputarão as provas no formato de mata-mata, na qual a embarcação que terminar o percurso antes avança para a próxima fase, mas na Seletiva de Muzambinho esse não foi o formato de disputa. O critério de seleção foi feito através de índices que tomaram como base o tempo dos vencedores de cada modalidade na última edição dos jogos Olímpicos da Juventude. O atleta teve três chances para atingir o menor percentual, ou o mais próximo de zero por cento desses tempos dará ao atleta a chance de participar da Seletiva Mundial, que será realizada em Barcelona, no mês de abril.
 
Três atletas continuam na briga pela vaga nos Jogos Olímpicos
Entre os atletas participantes da Seletiva em Muzambinho apenas três atingiram os critérios necessários para ir até a Espanha e participar da Seletiva Mundial, um na Canoagem Velocidade e dois na Canoagem Slalom.
 
Diego A. Nascimento, atleta da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI – BA), foi selecionado na Canoagem Velocidade no C1 ao terminar sua melhor tentativa com o tempo de 1:56.90 (o índice era 2:04.74). O atleta já estava familiarizado com o formato da competição, pois conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos da Juventude, realizados em 2017. Diego conquistou a vaga na Seletiva Mundial no C1, mas caso se classifique para os Jogos Olímpicos ele terá que participar tanto do C1 Velocidade quanto no C1 Slalom, conforme estipula o regulamento dos Jogos.
 
Na Canoagem Slalom João Victor W. Vieira (C1) e Maria E Schilkmann (K1), ambos do Instituto Meninos do Lago (IMEL – PR), garantiram o direito de viajar até Barcelona e brigar pela vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude. Assim como Diego, os dois atletas terão que disputar as provas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom.
 
Seletiva Mundial
O treinamento dos atletas agora se volta para o próximo passo até os Jogos Olímpicos da Juventude: a Seletiva Mundial, que será realizada em Barcelona, na Espanha. A competição seguirá o formato dos Jogos Olímpicos, o confronto direto. Na competição, os três atletas mais bem colocados de cada continente garantem o direito de participar dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires.
 
Jogos Olímpicos da Juventude
Os Jogos Olímpicos da Juventude é um evento que reúne aproximadamente 4 mil atletas de 206 países que disputarão 32 esportes. Cada esporte possui as suas regras específicas e parâmetros a serem seguidos. Tanto na Canoagem Velocidade quanto na Canoagem Slalom o limite de idade dos participantes é algo que destoa de outros esportes do evento. Enquanto os Jogos Olímpicos da Juventude aceitam, em geral, atletas com idades entre 15 e 18 anos, o regulamento da Canoagem no evento dita que os atletas participantes devem ter nascido entre os dias 1º de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2003.
Admin | Projeto Meninos do Lago