Not��cias

Tomazina recebe Copa Brasil de Canoagem Slalom

19/04/2017
Município paranaense abre a temporada nacional de 2017 da modalidade com a presença de atletas olímpicos


Uma cidade tradicional nas competições da Canoagem Slalom Brasileira, Tomazina localizada no norte do Estado do Paraná e banhada pelo Rio das Cinzas, receberá entre 21 e 23 de abril a Copa Brasil de Canoagem Slalom 2017. A competição reunirá aproximadamente 150 canoístas de vários estados brasileiros para disputas nas categorias: Infantil, Menor, Júnior, Sênior e Master.

Evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Canoagem Brasileira: 
https://www.youtube.com/user/canoagembrasileira
 
Cinco atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 estarão presentes. Pedro Gonçalves, sexto lugar pelo K1 Masculino no Rio de Janeiro, lembra que a primeira competição da temporada é muito difícil. “Você não sabe como está depois de um período longo sem competir. Eu me preparei forte fisicamente e psicologicamente e quanto mais conquistas você tem mais cobrança vem. Estou louco para entrar na água, fazer o melhor e me divertir”, diz.
 
Para ele, a disputa promete ser acirrada. “Quatro outros atletas hoje estarão diretamente brigando pelos primeiros lugares no K1 Masculino: Anderson Oliveira, Guilherme Mapelli, Fábio Rodrigues e Renan Soares. Fora da água somos muito amigos, mas dentro da água somos concorrentes e faremos uma ótima apresentação".

 
Outra estrela do campeonato é Ana Sátila, que também não vê a hora de dar o pontapé oficial em 2017. "Estou ansiosa para esta primeira competição do ano, acho que vai ser boa. Quero avaliar meu desempenho também, desde o início do ano reforçamos os treinamentos de força agora quero me dedicar para fazer boas provas na água".
 
A realização da Copa Brasil Canoagem Slalom tem um papel muito importante no calendário dos atletas, pois pontua no Ranking Nacional da modalidade, onde os atletas buscam para a Seletiva Nacional.
 
 
Canoagem Slalom Cross
Uma novidade que o evento de Tomazina trará é Canoagem Slalom Cross, modalidade já apresentada nas etapas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom na Europa. Por isso, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) está incluindo o esporte em seus campeonatos nacionais.
 
"Desde o ano passado nas Etapas da Copa do Mundo disputadas na Europa essas provas já foram inseridas. Como existe uma possibilidade de entrar no calendário em Tóquio estamos incluindo também no calendário nacional", comenta Antônio Pinto, supervisor da Canoagem Slalom.
 
A competição é garantida de acordo com o menor tempo. Há obstáculos na pista, de 4 a 6 portas verdes, onde o atleta deve passar no meio da baliza e mais 4 portas vermelhas que o atleta deve fazer o giro no inverso da correnteza, estas poderão estar posicionadas em pontos simultâneos em lados opostos da margem do canal (esquerda e direita), ou seja, o atleta poderá optar em ir em um ou outro.
 
Diferente da competição tradicional da Canoagem Slalom o atleta não levará penalidade se encostar na baliza, mas deverá passar por elas. Em algumas disputas a largada será feita através de uma plataforma suspensa, que permite a queda para o percurso da pista.
 
A eliminatória contará com 30 embarcações masculinas e sete femininas, sendo que serão quatro barcos simultâneos por descida, destes, 16 irão para as quartas de final. Já na semifinal serão oito caiaques na água divididos em duas descidas com quatro barcos, as duas embarcações mais rápidas de cada descida irão disputar a final.
 
  
Programação
 
Sexta-Feira -  21.04.2017
09h30 - 16h00 - Provas da 2ª Divisão
 
Sábado dia 22.04.2017
09h30 - 14h30 - Descidas Classificatórias
14h30 - 15h30 - Prova por Equipe
16h00 - 17h00 - Eliminatórias Slalom Radical
17h00 - 18h00 - Cerimônia de Premiação por Equipe
 
Domingo dia 23.04.2017
09h30 - 12h30 - Semifinal
13h00 - 14h30 - Final
15h00 - 16h00 - Canoagem Slalom Radical
16h00 - 17h00 - Cerimônia de Premiação.
 
Mais informações em:
Admin | Projeto Meninos do Lago