Not��cias

1º Curso de Resgate em Águas Brancas e de Primeiros Socorros

08/07/2013

O primeiro Curso de Resgate em Águas Brancas e de Primeiros Socorros voltados à realidade enfrentada pelos instrutores nos núcleos de base da canoagem brasileira aconteceu neste final de semana (05 a 07 de julho), na Cidade de Foz do Iguaçu.

 

A ideia principal do curso, além das técnicas básicas de primeiros socorros, foi de traçar uma metodologia eficaz que possa melhorar os procedimentos necessários em casos de acidentes nos projetos de canoagem. Além desse enfoque, o curso tem como meta principal inserir ações preventivas que evite qualquer acidente que possa ser imputado aos treinadores ou instrutores atos de negligência, imperícia ou imprudência.

 

 

 

Para o Médico da Confederação Brasileira de Canoagem William Yousef, o projeto de Foz do Iguaçu está de parabéns por iniciar tais procedimentos de segurança, promovendo esses encontros de capacitação de seus instrutores e torce para que a ação sirva de exemplo para os demais núcleos do Brasil:

 

 

“Estou realmente feliz e encantado com essa iniciativa do Projeto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu, em incentivar a capacitação dos instrutores para os casos de acidentes que possam ocorrer. Pelo fato de que os acidentes na canoagem são raríssimos de acontecer, tanto aqui no Brasil como no exterior quando tratado dentro das regras de competição, os núcleos normalmente não dão muita bola para essa questão de segurança. E na verdade é realmente necessário que todos estejam bem preparados, pois acidentes podem acontecer inclusive fora da água, como nas rodovias quando as equipes viajam. Espero que no próximo evento até os atletas também participem dessa iniciativa”.

 

Para o Professor Gustavo Chaves Brandão esse curso vai levar a um projeto maior de extensão universitária que o mesmo está trabalhando junto à Faculdade União das Américas – Uniamérica, visando a capacitação do pessoal para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

“Espero que muito em breve esteja aprovada na Uniamérica essa extensão universitária, pois vai auxiliar muito esses profissionais da canoagem aqui de Foz na capacitação e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas. Esse curso está sendo muito bom e importante para todos nós, pois é primordial que todos tenhamos a exata noção do que fazer em caso de um acidente. Se os instrutores se apavorarem com alguma ação que não tenha saído conforme o programado podendo ocasionar feridos, será o primeiro passo para o resultado infeliz ou trágico. Todos terão que manter a calma e estar bem preparados para os casos de acidente”.

 

Participaram desse primeiro encontro os instrutores: Adriano Siano Bragança, Angel Cardozo Sanchez, Antonio Alves dos Santos, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, Gustavo Chaves Brandão, Amélia Antonia Fernandes Castro, Janice Estela Tillwitz e Mayara Cordeiro Lapczyk.

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago