Not��cias

Itiquira recebe a primeira etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2016

24/07/2016
 
Acompanhe AO VIVO no SPORTV2 das 14h15 às 15h15


A Copa Brasil de Canoagem Slalom 2016 começa reunindo atletas de todo o Brasil em sua primeira etapa, que ocorre entre os dias 23 e 24 de julho, em Itiquira, no Mato Grosso. Nas águas do Rio Itiquira, estarão cerca de 100 atletas buscando as melhores posições no ranking nacional.
 
O atleta Guilherme Mapelli, que chega do Campeonato Mundial Júnior & Sub-23 de Canoagem Slalom, na Polônia, com a 10ª colocação no K1 Masculino, diz se sentir ainda mais motivado para iniciar o circuito nacional. "Eu nunca cheguei a competir em Itiquira, mas os atletas dizem que é um Rio bem difícil. De qualquer forma, não espero resultado, prefiro competir e o que vier é lucro. Mas depois do Mundial Júnior eu me sinto bem animado para começar o ano de competições no Brasil", revela Mapelli.
 
A soma dos resultados conquistados pelos canoístas nas três etapas do circuito, que ocorrem, respectivamente em Itiquira, Três Coroas e Tomazina, somados ao resultado obtido no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado em Foz do Iguaçu, será critério para a obtenção do Bolsa-Atleta. O programa do Ministério do Esporte funciona como um patrocínio individual concedido aos melhores colocados no ranking nacional.
 
Além da pontuação nacional, para os canoístas locais a competição é um incentivo a mais. No final de 2015, Itiquira montou sua primeira escola de canoagem, a Itiquira Canoagem Clube (ICaC), que terá cinco de seus 14 atletas competindo em casa. "Esta vai ser a primeira competição deles. É uma ótima oportunidade de eles se familiarizarem com competições deste porte e de incentivar não só os atletas da escola, mas todos que vierem assistir. Estamos esperando um público grande e isso ajuda a divulgar a modalidade. Com isso, esperamos aumentar em até 10 vezes a quantidade de alunos até o final do ano", diz Schneider da Silva, professor da ICaC.
 
O supervisor da Canoagem Slalom, Argos Rodrigues, também observa a importância da realização da competição para o desenvolvimento dos jovens atletas da região. “Neste momento ímpar que o esporte de alto rendimento está vivenciando com a realização dos Jogos Olímpicos, um dos fatores mais importantes como legado será, sem dúvida, o surgimento de novos núcleos de base. Iniciativas como da Prefeitura de Itiquira, no Mato Grosso, dando ênfase à formação de jovens atletas para a Canoagem Slalom, é de fundamental importância para o crescimento da modalidade no Brasil. Tomara que essa visão contagie alguns bons locais existentes na região amazônica”, completa Argos.
 
As próximas etapas do Circuito de Canoagem Slalom serão disputadas em três estados: Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.
 
ACOMPANHE AO VIVO NO SPORTV2
 
SERVIÇO
Copa do Brasil de Canoagem Slalom – 1ª Etapa
Datas: 23/07/2016, das 8h às 18h (horário de Itiquira, que está a menos uma hora do horário oficial de Brasília)
            24/07/2016, das 8h às 15h (horário de Itiquira, que está a menos uma hora do horário oficial de Brasília)
Local: Praça da Bandeira - Margens do Rio Itiquira. Itiquira/MT
Transmissão ao vivo pelo SporTV2: 24/07/2016, das 14h15 às 15h15 (horário oficial de Brasília)
 
FOTOS PARA DIVULGAÇÃO
https://www.flickr.com/photos/canoagembrasileira/albums/72157664183918814
 

CRONOGRAMA

 

 
PROGRAMA DE PROVAS
 
ATLETAS
 
BOLETIM OFICIAL
 
SITE OFICIAL DO EVENTO
 
SITE OFICIAL DA CANOAGEM BRASILEIRA
 
REDES SOCIAIS
CURTA. TORÇA. COMPARTILHE.
Facebook: Canoagem Brasileira
Instagram: @canoagembrasileira
#CanoagemBrasileira #NaTorcida #vivaoesporte #slalom
Admin | Projeto Meninos do Lago