Not��cias

Atleta de Foz é Campeão Sul-americano de Canoagem

23/11/2009
O atleta iguaçuense Leonardo Lucas Curcel, de apenas 15 anos, acaba de vencer o Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom, na Categoria Equipe C1JR, realizado na Cidade de San Gil, na Colômbia, neste dia 20 de novembro.
Além desse fantástico resultado o atleta conseguiu também a medalha de prata na categoria C1JR individual, sendo um dos grandes nomes da Seleção Brasileira de Canoagem nesta competição. Com pouco mais de um ano de treinamento o qual teve início na piscina do Centro de Convivência do Bairro Morumbi, dentro do Projeto Meninos do Lago, o atleta vem se destacando pelos resultados conseguidos nos eventos nacionais.
“Sem dúvida o treinamento no Canal Itaipu foi determinante para que os meus resultados começassem a aparecer de forma bastante rápida se comparado aos demais núcleos de canoagem espalhados pelo Brasil. Estou treinando em corredeiras há apenas 7 meses e já consegui superar atletas que praticam há mais de três ou quatro anos. Isso está acontecendo em virtude do excelente trabalho realizado pela Federação Paranaense de Canoagem, Confederação Brasileira de Canoagem e a Itaipu Binacional aqui em Foz do Iguaçu” disse o campeão.  
Na conquista do ouro, o Atleta teve a companhia de Anderson dos Santos Ribeiro, da Cidade de Piraju e Wellington H. S. Munhoz, da Cidade de São José do Rio Pardo e venceram com certa facilidade as equipes da Argentina e Colômbia.

Na categoria individual, todavia, a disputa foi muito mais complicada. Com o tempo de 86,020 segundos o Argentino Sebastian Rossi venceu Leonardo que obteve o tempo de 97,950 segundos. O terceiro lugar ficou com o atleta colombiano Alexander Matiz, com tempo de 171,100 segundos.

Outro atleta de destaque na competição e também medalhista de ouro na categoria K1SR foi João Vitor Martins Machado, atual comandante da Equipe Iguaçuense e um dos principais atletas da modalidade no País, já tendo representado o Brasil em inúmeros eventos internacionais.

“Dá gosto de ver esse trabalho que está sendo realizado na Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu e não tenho dúvidas que a Cidade estará representada nos principais eventos desportivos que estão por vir, como os Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México em 2011, Jogos Olímpicos em 2012 e, principalmente, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Só falta um pouquinho mais de apoio para transformar Foz na Cidade da Canoagem”, relata com propriedade o atleta João Vitor Martins Machado

Canoagem Slalom é uma modalidade olímpica realizada em corredeiras onde os atletas são obrigados a fazer o percurso demarcado por balizas sobrepostas ao rio, em menor tempo possível sem cometimento de faltas. As categorias olímpicas são K1 Masculino, K1 Feminino, C1 Masculino e C2 Masculino. K significa caiaques onde os atletas estão sentados e o remo tem duas pás e C significa canoa (simples ou dupla), onde os atletas navegam ajoelhados e os remos possuem apenas uma pá.

O perfil dos atletas poderão ser encontrados no seguinte endereço eletrônico:

http://cbca.org.br/meninosdolago/?n0=Projetos&nid=21&n1=EquipePrincipal&n2=Atletas&projeto=1

 

Admin | Projeto Meninos do Lago