Not��cias

Campeões mundiais de canoagem serão definidos neste fim de semana

24/04/2015

 

 


 

Os grandes campeões do Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23 serão conhecidos no sábado (25) e domingo (26), quando acontecem as finais no Canal Itaipu, na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. As provas podem ser acompanhadas pelo público. A entrada é gratuita.

  
As disputas do fim de semana prometem ser emocionantes e difíceis. Além de velocidade, os atletas precisam ter precisão: um toque na baliza pode aumentar o tempo dos concorrentes e deixar de fora, por milésimos de segundo, mesmo os atletas de elite. A classificação para as finais ocorreu nesta sexta-feira (24). O campeonato começou na quarta-feira (22), reunindo 380 atletas de 36 países.

 

No sábado (25), as provas começam às 10h15, com a premiação às 13h, e retornam às 14h30. A entrega de medalhas está prevista para 17h30. Para acompanhar as finais é preciso fazer o cadastro na tenda do evento instalada no estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), ao lado da Barreira de Controle da Itaipu.

 
Domingo (26), as descidas da manhã ocorrem no mesmo horário de sábado (10h15 - 13h), mas retornam mais cedo, às 14h, e terminam às 15h15. Em seguida, às 16h, haverá a cerimônia oficial de encerramento com a presença do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, demais autoridades e atletas.

 
O evento é patrocinado pelos apoiadores da canoagem brasileira: Itaipu Binacional, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), General Electric e Ministério do Esporte.
 
Programação

 


Canal Itaipu é novamente palco para disputas internacionais de canoístas.


Sábado (25)

 
Os dez melhores tempos das modalidades C1 (canoa individual), masculino e feminino Sub-23, e o K1 (caiaque individual) masculino Sub-23 descem o Canal Itaipu no sábado (25), às 10h15. O atleta da seleção brasileira Felipe Borges da Silva, que concorre pela modalidade C1 masculino, já está classificado para a final.

 
No K1 masculino, outros três brasileiros disputam uma vaga no pódio: Pedro Henrique Gonçalves, Guilherme Marcello Mapelli e Fabio Rodriguez. Outra grande esperança brasileira é na final do C1 feminino, com a atleta Ana Sátila.

 
Na categoria Júnior, as disputas pelas primeiras colocações no mundial ocorrem às 11h30 nas modalidades K1 masculino e C1 masculino e feminino. As favoritas para a medalha de ouro no C1 feminino são as atletas da França Lucie Prioux, ouro no mundial de 2014, e a tcheca Martina Satkova, prata na competição no ano passado.

 
A solenidade de premiação individual das categorias Júnior e Sub-23 com a entrega de medalhas aos vencedores será realizada às 13h, no Canal Itaipu.

 
No período da tarde os atletas continuam remando em busca de medalhas. Às 14h30, as equipes da categoria Sub-23 nas modalidades C1 masculino e feminino e K1 masculino caem na água em busca do ouro.  Em seguida, às 15h10, é a vez da categoria Júnior no K1 masculino, C1 feminino e masculino disputarem o mundial por equipes.

 
As premiações das equipes Júnior e Sub-23, às 17h30, encerram o primeiro dia das finais do campeonato.
 
Domingo (26)

 
No domingo (26), logo pela manhã, às 10h15, acontecem as finais do K1 feminino e do C2 (canoa dupla) masculino Sub-23. Destaque para a brasileira Ana Sátila, favorita na disputa da medalha de ouro e também para a representante da Austrália, Jessica Fox, primeiro lugar no mundial de 2014. No C2 o Brasil é representado na final pelas duplas Felipe Borges da Silva e Fábio Rodriguez, Pedro Aversa e Rafael Augusto de Souza, e Anderson Oliveira e Charles Correa.

 
As categorias Júnior K1 feminino e C2 masculino entram na água em busca do título, às 11h. Os principais nomes do K1 feminino são Kate Eckhardt, da Austrália, prata no mundial de 2014 e a polonesa Klaudia Zwolinska, prata no Campeonato Europeu do ano passado. No C2 Masculino Júnior os favoritos são os atletas da Nova Zelândia, Daniel Munro e Luke Robinson, prata no ultimo campeonato mundial, e os da França, Guillaume Graille e Lucas Roison, ouro no Europeu 2014. As premiações acontecem às 12h30.

 
As modalidade K1 feminino e C2 masculino Sub-23 de equipes descem o Canal Itaipu, às 14h. Encerrando as finais do Campeonato 2015, as equipes Júnior do K1 feminino e C2 masculino buscam a medalha de ouro. Em seguida, às 15h15, as melhores equipes das modalidades recebem as medalhas.
 
Aberto ao público

 
Quem quiser acompanhar as provas precisa ir à tenda de credenciamento no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e fazer o cadastro. A organização vai levar os visitantes até o Canal Itaipu. Haverá transporte de meia em meia hora para o deslocamento.

 
A competição também pode ser assistida pela internet, por vídeo streaming, no site do evento (www.foz2015.org.br), além do site do CBCA (www.canoagem.org.br) ou diretamente pelo link http://livestream.com/accounts/1777884/events/3986921. As finais serão transmitidas pelo canal Sportv, no sábado (25) e no domingo (26).

Admin | Projeto Meninos do Lago