Not��cias

Consultor financeiro incentiva atletas a treinar a economia

23/09/2014
Fonte JIE - Itaipu Binacional

Jovens canoístas, velejadores e corredores apoiados pela Itaipu tiveram um treinamento diferente na sexta-feira (19): foi vez de preparar o bolso. A atividade aconteceu no auditório do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).
   


Objetivo é ajudar os jovens atletas a cuidarem das bolsas que recebem do programa. À direita, Altemir Farinhas.

      
Participaram da aula os adolescentes dos projetos esportivos mantidos pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu: Meninos do Lago, Velejar é Preciso e Jovens Atletas – Campeões do Futuro. O objetivo é ampliar o olhar crítico dos atletas sobre o local onde vivem e a sociedade. Há um mês eles encerraram uma atividade de educação ambiental.
        
“Tudo custa dinheiro”, afirmou o consultor Altemir Farinhas, no início de sua apresentação. “Seja um biscoito, um tênis de marca ou um carro”. De acordo com ele, com a ajuda financeira recebida mensalmente, os esportistas podem comprar o que desejam, ajudar a família e economizar.
     
“O grande segredo é aguardar o momento certo. Quando o pai de vocês diz que não tem dinheiro para um biscoito é porque não tem. Vocês precisam aprender a esperar. E saber que tudo custa dinheiro”, disse Farinhas.
   
Uma alternativa apontada pelo consultor para evitar o “não tenho dinheiro!” repetido pelos pais é ajudar na economia. “Vocês podem não perceber, mas ao apagar a luz ou economizar água estão
evitando gastos desnecessários e contribuindo para o equilíbrio financeiro da família”, concluiu.
       
Pensando no futuro

      
Para a técnica de canoagem Mayara Cordeiro, falar sobre educação financeira é fundamental para os atletas. “Essa palestra com certeza abriu os olhos desses meninos e meninas sobre a importância de economizar e pensar no futuro”, considerou.
  

Depois da palestra os adolescentes receberam um kit com dois livros: “Dinheiro? Pra que Dinheiro?” e “Cura! – Há Solução Para a Sua Vida Financeira”. Ambos escritos por Farinhas.

          
A velejadora Jonara Barbosa, 11 anos, diz se preocupar com o futuro. Parte da bolsa de R$ 200 que ela recebe mensalmente vai para uma poupança. “Estou guardando para a minha faculdade, mas nem todos os meus colegas pensam assim”, refletiu.
  
As amigas Lohaine Gonçalves e Julia Marcelo, de 8 anos, que treinam atletismo juntas, dão fim distintos ao dinheiro que recebem. Lohaine gasta tudo com doces e brinquedos. Sobra bem pouco do que ganha. Já Julia guarda dinheiro para adquirir bens mais caros. “Eu economizei alguns meses e agora, comprei meu tablet”, contou. Depois da atividade, Lohaine pretende mudar os hábitos. “Vou começar a economizar o meu dinheiro e o dos meus pais também."

  

Admin | Projeto Meninos do Lago