Not��cias

Meninos do Lago nos 100 anos de Foz do Iguaçu

10/06/2014

"Os jovens atletas do projeto participaram do desfile em comemoração ao aniversário da Cidade”

 

Integrantes do Projeto Social Meninos do Lago participaram do desfile em comemoração ao centenário de Foz do Iguaçu, desenvolvido pela FEPACAN – Federação Paranaense de Canoagem em parceria com a Itaipu Binacional. O Projeto incentiva mais de 100 jovens esportistas na Canoagem Slalom.

 

Desde 2009 a ação esportiva e social é realizada na Terra das Cataratas e conta com o selo da CBCa – Confederação Brasileira de Canoagem, alguns atletas que iniciaram sua carreira no “Meninos do Lago” hoje fazem parte da Equipe Permanente de Canoagem Slalom, e também já representaram o País em competições internacionais como o exemplo de Leonardo Curcel e Felipe Borges, os dois estão na Europa disputando etapas da Copa Mundial de Canoagem Slalom.

 

Atualmente o trabalho realizado em Foz é conhecido na Canoagem Brasileira como um grande celeiro de novos talentos da Canoagem Slalom. Para Valdecir Fernandes da Cruz, presidente da FEPACAN, o objetivo está sendo alcançado: “Desde que iniciou sua participação no Ranking Nacional da Canoagem Slalom no ano de 2010 é o grande campeão na 1ª e 2ª Divisões, sendo que no ano de 2013 não perdeu uma etapa sequer no Circuito.”

 

O bom resultado também deve ser obtido fora das águas – De acordo com Joel de Lima, assistente do Diretor Geral da Itaipu Binacional, o trabalho não se resume somente no âmbito esportivo, os atletas também precisam mostrar que são bons também na escola: “Os meninos envolvidos no projeto, antes de entrar em qualquer canoa, têm a obrigação de mostrar o boletim com notas azuis e com resultados na escola, só depois disso ele vai para o segundo momento que é a canoagem, nós temos exemplos de atletas que eram excelentes tecnicamente, mas não tiveram um bom desempenho escolar,  acreditavam que nós iríamos tolerar esta situação, mas eles foram afastados do projeto e só retornaram quando melhoraram os índices em sala de aula, isso mostrou para eles que a educação é tão importante quanto a canoagem, este formato é pedagógico e serve de exemplo para todos os outros jovens canoístas”.

 

Estrutura em Foz entre as 10 melhores do Mundo - Atualmente o Canal Itaipu é considerado o melhor para a prática da Canoagem Slalom na América Latina. E está entre os 10 melhores do mundo. O Canal esportivo conta com 430 metros de extensão, e uma largura variável entre 8 e 25 metros, e uma profundidade média de 1,2 metros. Ele já sediou grandes eventos como o Campeonato Mundial em 2007 e a seletiva continental para as Olimpíadas de Londres em 2012. Por causa desta estrutura, ano que vem Foz do Iguaçu sediará o Mundial Júnior Sub-23 de Canoagem, considerado o maior evento esportivo do segmento e contará com a participação dos melhores atletas internacionais.

 

Mais informações no site: www.canoagem.org.br

 

Canoagem Brasileira

Coordenação de Comunicação

Confederação Brasileira de Canoagem

Iran Schleder

55 (41) 3083.2600 / 8857.0597

iran.schleder@canoagem.org.br

 

Assessoria de Comunicação em Foz do Iguaçu

Fábio Canhete

Skype ID: fabiofoz2

55 (45) 9938.1210

fabio.canhete@canoagem.org.br

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago