Not��cias

FEPACAN, através do Projeto Meninos do Lago, concorre ao Prêmio Orgulho Paranaense 2013

28/11/2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Imagens acervo Itaipu

 

FONTE CBCa

 

28/11/2013 10:57

 

Projeto Meninos do Lago realizado em Foz do Iguaçu é considerado exemplo na revelações de novos talentos na Canoagem Slalom

O Projeto Meninos do Lago (IMEL), fundado em 2009 por iniciativa da Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) e com apoio da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) é conhecido na Canoagem Brasileira como um grande celeiro de novos talentos da Canoagem Slalom. O trabalho da FEPACAN que já tornou-se modelo de sucesso concorre agora ao Prêmio Orgulho Paranaense 2013, evento criado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo em parceria com a RPCTV com o intuito de exaltar entidades ou cidadãos paranaenses em destaque no esporte.

Desde o ano de 2009 em parceria com a Itaipu Binacional a FEPACAN vem promovendo o projeto no Oeste do Paraná que logo se transformou no Projeto Modelo da Confederação Brasileira de Canoagem pela inovadora metodologia de trabalho. Em face dos bons resultados colhidos neste curto intervalo de tempo, os atletas de Foz do Iguaçu já se tornaram destaques nos eventos do Circuito Nacional de Canoagem Slalom e também adquiriram direito à programas governamentais, tais como o Bolsa Atleta do Ministério do Esporte e TOP 2016 do Governo do Estado do Paraná.
 
Para o presidente da FEPACAN, Valdecir Fernandes da Cruz, será uma honra muito grande estar participando de mais essa nova iniciativa do Governo do Paraná:
 
“Quando elaboramos o Projeto, fizemos com a intenção de ser realmente inovador para o esporte da Canoagem Slalom brasileira. Os princípios morais e éticos bem definidos que contemplam não só a formação desportiva, mas, principalmente, a formação social do nosso atleta tem revelado ser a grande chave do sucesso, visto que o IMEL (Instituto Meninos do Lago), desde que iniciou sua participação no Ranking Nacional da Canoagem Slalom no ano de 2010 é o grande campeão na 1ª e 2ª Divisões, sendo que neste ano não perdeu uma etapa sequer no Circuito. Para nós é uma surpresa e uma honra muito grande estarmos entre os escolhidos para a grande final do Prêmio Orgulho Paranaense 2013. Oxalá que essa iniciativa seja motivadora de outras ações de canoagem no Estado do Paraná”.
 
Argos Gonçalves Dias Rodrigues, um dos idealizadores do Projeto, comenta sobre a importância do patrocinador:
 
“Temos que destacar dois fatores fundamentais nesta conquista, primeiro o fato da mudança radical de gestão desportiva no Estado do Paraná. O Estado sempre teve projetos desportivos admiráveis, porém raríssimas foram as oportunidades  de reconhecimento e apoio governamental. A atual gestão desportiva paranaense tem se destacado com ações extremamente felizes, como por exemplo, a Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte do Paraná que está em vias de ser regulamentada e este Prêmio que é mais uma forma de incentivo às modalidades e seus respectivos patrocinadores. O segundo fato que carece de menção de nossa parte, é que o Projeto seria apenas mais uma das inúmeras ações desportivas existentes no Estado do Paraná,  se não fosse o apoio e patrocínio de uma das maiores empresas brasileiras que é a Itaipu Binacional. O padrão de excelência dessa empresa, exigiu que tivéssemos bem definidos a visão, os principais valores e a missão que norteiam todas as nossas ações e os resultados não poderiam ter sido outros, senão a de se transformar no Projeto Modelo da própria Confederação Brasileira de Canoagem”.


 
A FEPACAN concorre na categoria “Federação Esportiva” com a ação Projeto Meninos do Lago. Na categoria também concorrem a Federação Paranaense de Ciclismo com a ação Clube Educacional da Bicicleta e a Federação Paranaense de Hipismo com ação Enduro Paraequestre.
 
O prêmio, criado pelo secretário de estado do Esporte, Evando Rogério Roman, chega neste ano a sua terceira edição. “É um prêmio que foi criado para reconhecer o valor dos paranaenses”, destaca Jaqueline Ribas, supervisora técnica da gestão sócio-esportiva da Secretaria de Estado de Esporte.
 
O evento de entrega do prêmio acontecerá no dia 11 de dezembro no Centro de Convenções de Curtiba, localizado na capital paranaense.

Admin | Projeto Meninos do Lago