Not��cias

Mais atletas “Faixa Azul” no Projeto Meninos do Lago.

30/08/2013
 

Dentre várias inovações que o Projeto Meninos do Lago inseriu em sua metodologia de trabalho, uma diz respeito às “faixas de segurança” para os atletas. Desde o ano de 2010, os atletas são separados de acordo com o aprendizado dos fundamentos técnicos da Canoagem Slalom.

 

No estágio inicial o atleta recebe a faixa branca e após 06 meses de prática já deve passar para a faixa amarela. Após a faixa amarela vem a verde, azul e preta. Normalmente o atleta leva 30 meses para alcançar a faixa azul, treinando três vezes por semana no início e todos os dias à partir da faixa verde.

 

A preta ele só terá direito quando for convocado para a Seleção Brasileira, obviamente que já tendo alcançado o estágio azul. Para cada ínterim que compreende a mudança de faixa, existem fundamentos diferenciados para serem aprendidos. O atleta que chegar à faixa azul, será capaz de descer rios classes 3+.

 

São impostos limites de navegação dentro do Canal Itaipu para cada faixa, sendo que os atletas das faixas brancas e também das amarelas, só podem remar até a primeira bacia do Canal. Faixas verdes podem remar até a segunda bacia e faixas azuis o Canal todo.

 

No final do mês de agosto, foi realizado mais um exame para mudança de faixa verde para faixa azul. Muito embora a média de tempo para se conseguir a faixa azul seja de 30 meses, esses atletas superaram as expectativas, face à dedicação e também ao talento individual. São eles:

 

·         João Vitor Petry - nascimento 23/06/2001 -  início das atividades – dez/2011

·         Pedro Lucas de Oliveira – nascimento 11/04/2001 -  início das atividades – jan/2010

·         Michel Trindade Moura – nascimento 19/07/1998 – início das atividades – mar/2012

·         Celso Gonçalves Martins – nascimento 03/11/1998 – início das atividades – julho/2010

·         Luciano Santos de Lima – nascimento 22/07/1997 – início das atividades- julho/2011

 

Hoje já são 21 atletas Faixas Azuis no Projeto Meninos do Lago e 4 Faixas Pretas presentes na Equipe Permanente de Canoagem da Confederação Brasileira de Canoagem. Todos esses atletas já possuem nível técnico para buscar vagas em eventos internacionais.

 

Segundo o treinador Adriano Siano Bragança, os talentos estão se desenvolvendo cada vez mais precocemente:

 

“Nós temos sido surpreendidos com o desempenho dos atletas mais novos. Parece que a cada nova geração que é inserida no projeto, maiores são as facilidades de aprendizado e o desenvolvimento técnico se torna muito mais rápido. Além disso, parece que fica cada vez mais comprovado para nós, que a idade ideal para se começar neste esporte é entre 07 a 08 anos”.

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago