Not��cias

Quanta alegria, a Tatiane recuperou as suas notas .....

24/05/2013

 

Suspensa do Projeto Meninos do Lago desde o final de 2012 em virtude da reprovação escolar, hoje a nossa querida Tatiane Aparecida da Silva, a grande Tati, esteve no escritório da Federação Paranaense de Canoagem, em companhia da sua mãe, para apresentar o seu boletim escolar onde não se encontra mais nenhuma nota abaixo da média.

  

“Toma aqui o meu boletim, eu falei para todo mundo que iria recuperar as notas para poder voltar ao Projeto e consegui. Olha aí, não tenho nenhuma nota vermelha, agora é só “notão”, acabou a preguiça e vai ser assim de agora por diante e, portanto, quero a minha vaga de volta” – disse a atleta em tom bastante alegre.

 

Na ocasião, foi esclarecido à atleta e sua genitora, o compromisso da FEPACAN junto à Itaipu Binacional para com o bom desempenho escolar de todos os atletas pertencentes ao Projeto Meninos do Lago. Além disso, reiterou-se os valores previstos onde se encontra a educação, no sentido mais amplo da palavra, com o principal valor do Projeto.

 

“Para nós tão importante ou até mesmo mais importante que as medalhas conquistadas, é o comprometimento com a Educação. Educação escolar, educação com os pais, com os professores, com os treinadores, com os colegas e etc. Educação entendida no sentido mais amplo da palavra. A Tati talvez seja a atleta feminina com o maior número de medalhas no Projeto Meninos do Lago, e mesmo assim foi afastada do Projeto pela falta de comprometimento com os estudos. Não é fácil para nós que necessitamos apresentar ao Patrocinador também os resultados desportivos, darmos o luxo de dispensarmos grandes talentos do Projeto. Entretanto esse nosso posicionamento tem dado resultados extremamente satisfatórios, pois aqueles que retornam demonstram um comportamento social diferenciado. Por esse motivo a nossa satisfação em ver um boletim realmente exemplar da Tatiane” -   disse o presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Sr. Valdecir Fernandes da Cruz.

 

O Projeto Meninos do Lago vai inovar a partir deste ano de 2013 na questão do acompanhamento escolar. Agora, ao invés de ficar esperando que os atletas tragam os boletins escolares, foi contratada uma atleta que está se formando em pedagogia, para fazer o acompanhamento diretamente com os diretores das escolas parceiras. Além disso, a FEPACAN  está tentando junto à Itaipu Binacional, utilizar um espaço próximo ao Canal Itaipu para a estruturação de uma sala de aula que servirá para o reforço escolar.

 

“Uma das metas qualitativas é melhorar a frequência e média escolar dos nossos atletas. Até o ano passado não estávamos preparados para uma contribuição mais eficaz na questão do acompanhamento escolar. Muito embora o índice de reprovação escolar tenha caído nesses três anos de projeto, nossa contribuição aos familiares e aos próprios atletas era muito limitada, ficando apenas na cobrança diária por boas notas. Hoje a coisa está mudando, além de conseguirmos contratar uma atleta, que está se formando em pedagogia, a qual será incumbida de acompanhar diretamente com os diretores das escolas parceiras as notas escolares dos nossos atletas,   estamos tentando estruturar um local próximo ao Canal Itaipu que possibilite a realização das tarefas diárias. Com essas duas simples ações, temos convicção que o índice de reprovação vai zerar ou ficar muito próximo a zero” – disse o Superintendente de Canoagem da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues

 

É de se ressaltar ainda que não é o primeiro caso que isso acontece, pois outros atletas já retornaram após a apresentação da recuperação das notas escolares. Além disso o Projeto Meninos do Lago é hoje reconhecido pela Confederação Brasileira de Canoagem como modelo para as demais iniciativas no Brasil todo, ou seja, quem estiver interessado em abrir um núcleo de Canoagem Slalom no País, deverá seguir a metodologia de trabalho utilizada em Foz do Iguaçu para conseguir o apoio da Entidade Nacional.

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago