Not��cias

Wallan & Wellton – Começam bem o ano de 2013

10/01/2013

Os gêmeos Wallan Patrick de Carvalho e Weltton Pietro de Carvalho, do Projeto Meninos do Lago NI Vila C, que neste ano deverão completar 16 anos, não poderiam começar o ano melhor. Depois de várias fotos curtindo o litoral, devidamente publicadas no Facebook, ambos acabam de receber a Convocação para ingressarem na Equipe Permanente de Canoagem Slalom 2013.

 

Estarão substituindo a dupla de Piracicaba nesse primeiro semestre em virtude da reprovação escolar de um dos atletas. Pelo fato da Equipe Permanente também seguir normas semelhantes ao regulamento do Projeto Meninos do Lago, onde não se admite a reprovação escolar, sem motivos devidamente justificados, o atleta que reprovou terá todo o primeiro semestre para recuperar suas notas na Cidade de Piracicaba e, caso não apresente nenhuma nota vermelha no primeiro semestre, a dupla será autorizada a retornar.

 

Por ora, enquanto o lugar está assegurado, o técnico Ettore Ivaldi acredita que a dupla de irmãos tem um futuro brilhante pela frente e estarão brigando entre os melhores barcos do mundo, no Campeonato Mundial Júnior que será realizado em Foz do Iguaçu, no ano de 2015.

 

“Eles são ainda muito jovens, têm um futuro brilhante pela frente. O fato deles serem irmãos e gêmeos ainda por cima, nos remete a uma característica fundamental nas melhores embarcações de Canoa dupla da história mundial. Os grandes campeões de C2 da história mundial, em sua imensa maioria, sempre foram formadas por irmãos. A começar pelos tri-campeões olímpicos Peter e Pavol Hoschschorner”.

 

Guillerme Diez Canedo Fernandez, auxiliar técnico do italiano Ettore, e ex atleta olímpico da seleção espanhola, complementa que:

 

“É muito difícil formar uma dupla realmente comprometida com objetivos e resultados, principalmente em esportes que demoram muito tempo para se conseguir índices interessantes, como é o caso da Canoagem Slalom. A média de idade dos maiores campeões de C2, está na faixa dos 24 a 28 anos, sendo que a média de idade dos 3 primeiros barcos dos Jogos Olímpicos de Londres, foi de 32 anos. Ou seja, somente pessoas muito próximas conseguirão permanecer treinando juntos e ter grandes resultados a longo prazo, e é o que acontece com os atletas irmãos ou que tenham um parentesco ou amizade muito forte”.

 

Para Argos Gonçalves Dias Rodrigues, Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem estes atletas estão sendo preparados para o Campeonato Mundial Júnior que será realizado no Canal Itaipu, no ano de 2015:

 

“Em abril de 2015 será realizado no Canal Itaipu o maior evento Júnior e Sub 23 de Canoagem Slalom já realizado na América Latina. Pela primeira vez na história o Brasil contará com um time completo em todas as categorias, e obviamente que a dupla Wallan e Wellton tem tudo para estar representando o país nesse grande evento, pois estarão no auge da sua forma física e técnica, além de estarem completando 18 anos que é a idade limite para os atletas juniores. A CBCa tem grande esperança nessa dupla e a certeza que serão importantíssimos para o Brasil em 2016 e 2020”.

 

VENCENDO A OBESIDADE

 

A dupla iniciou suas atividades na canoagem no ano de 2010 com apenas 12 anos de idade. Além deles o irmão mais velho Walisson tembém participava do Projeto. Pela idade de ambos, o índice de massa corporal era acima dos padrões normais, alcançando facilmente a definição de obesidade. Aliás, foi exatamente por esse motivo, que os pais tentaram inserir a dupla na canoagem conforme explica o Weltton:

 

"Nós sempre fomos muito bons de garfo na nossa casa e minha mãe estava preocupada com a nossa saúde querendo que tivessemos alguma atividade física. A canoagem foi uma das opções que ela encontrou e que realmente deu um jeito em nós, perdemos vários quilos ganhando massa muscular e força para desempenhar no esporte e deu nisso que você está vendo hoje, estamos convocados para a seleção brasileira".

 

Admin | Projeto Meninos do Lago