Not��cias

Meninos do Lago – Campeões do Circuito Nacional de Canoagem Slalom 2012

14/11/2012


O Projeto social/desportivo Meninos do Lago é modelo nacional para a prática desportiva da Canoagem Slalom. A demonstração inequívoca da eficácia da metodologia aplicada em Foz do Iguaçu restou mais uma vez evidenciada no Ranking Nacional da Primeira e Segunda Divisões Nacionais neste ano de 2012.

 

 

Após o início da parceria com a Itaipu Binacional, ao final do ano de 2009, o Instituto Meninos do Lago – IMEL, venceu o Circuito Nacional de 2010 nas duas divisões, ficou em primeiro na 2ª Divisão no ano de 2011 perdendo para Piraju a 1ª Divisão. Agora, em 2012, após a realização da última etapa, voltou a sagrar-se campeão nas duas divisões.

 

O Ranking do Circuito Nacional é formado pela soma de pontos conquistada pelos atletas para as suas respectivas associações em todas as etapas no decorrer do ano. As provas da Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro fazem parte do Circuito e os resultados expostos são fundamentais, pois são eles que definem os atletas com direito ao programa BOLSA ATLETA do Governo Federal, além de embasar a convocação daqueles que formarão a Equipe Permanente de Canoagem Slalom, patrocinado pelo BNDES, para o ano seguinte.

 

A definição do Ranking Nacional da 1ª Divisão de 2012 aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de novembro com o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, realizado na Cidade de Três Coroas, Estado do Rio Grande do Sul. Nesta ocasião, Foz do Iguaçu ficou com 800 pontos contra 675 de Piraju e 500 de Primavera do Leste que foram as associações melhores classificadas.

 

Para o técnico Adriano Siano Bragança, a conquista de mais esse título para Foz do Iguaçu, mostra que é perfeitamente possível assegurar os objetivos sociais pleiteados pela Itaipu Binacional com os anseios desportivos que fazem parte da missão da Federação Paranaense de Canoagem, que é a Proponente do Projeto:

 

“Filiados ao Instituto Meninos do Lago, que é a nossa associação de prática desportiva em Foz do Iguaçu, nós temos 100 atletas da rede pública de ensino que fazem parte do Projeto social apoiado pela Itaipu Binacional e outros atletas iguaçuenses que já remavam no passado e agora integram a Seleção Brasileira de Canoagem ou o Projeto da CBCa. A união destes atletas é de fundamental importância para se conquistar resultados desportivos para o Município de Foz do Iguaçu, pois somente com a experiência dos campeões nacionais é que haverá o crescimento qualitativo daqueles que desconheciam por completo o esporte pela falta de oportunidade de estarem inseridos na prática”.  

 

Complementa que:

 

“É de se lembrar ainda que estamos fazendo um trabalho planejado e programado para que os nossos atletas estejam no melhor de suas formas físicas e técnicas em abril de 2015, quando então acontecerá o Campeonato Mundial Júnior e Sub 23 aqui em Foz do Iguaçu. Queremos que os melhores atletas do Projeto estejam aptos a representarem bem o Brasil nesta competição. Tenho certeza que isso vai acontecer e que alcançaremos os melhores resultados da história dessa modalidade”.

 

O Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz, responsável pelo Projeto Meninos do Lago, realizado em parceria com a Itaipu Binacional demonstrou sua felicidade e gratidão pelo apoio recebido da Empresa e de todos os envolvidos:

 

“O fato do Instituto Meninos do Lago ser a única Entidade de Prática Desportiva a conquistar o tri-campeonato nacional da segunda divisão e o bi-campeonato na primeira divisão, nos enche de orgulho e nos favorece nesse importante momento de renovação do Projeto junto à Itaipu Binacional. Sem o apoio dessa empresa e a dedicação de nossos treinadores, seria impossível conquistarmos esses importantes resultados para o Paraná e Foz do Iguaçu”.

 

Para a treinadora Mayara Cordeiro, todos os atletas que participaram do Circuito Nacional pelo Instituto Meninos do Lago, merecem os elogios e agradecimentos da Comissão Técnica, em virtude das dificuldades encontradas nesse ano de 2012:

 

“Como já dito anteriormente o Calendário de 2012 foi realmente sensacional para a Canoagem Slalom. Pela primeira vez não houve cancelamento de nenhuma etapa e as equipes que participam do Selo de Qualidade da CBCa, realmente se prepararam para as competições. Piraju que foi a nossa maior adversária nesse ano, nos venceu em várias etapas do Circuito Nacional, assim como o núcleo de Macaé tem revelado gratas surpresas para o esporte nacional. Ou seja, está cada vez mais difícil, mas o número grande de atletas e o compromisso dos mesmos com os resultados desportivos e, principalmente, com a educação, não vai ser uma tarefa muito fácil dos núcleos desbancarem Foz do Iguaçu do primeiro lugar nacional”.

 

Por último o Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, idealizador do projeto modelo Meninos do Lago, lembrou das características sociais das ações patrocinadas pela Itaipu Binacional:

 

“Os resultados desportivos do Projeto Meninos do Lago são incontestáveis e estão expostos nos rankings nacional da primeira e segunda divisões. Mas tenho que ser franco que com a experiência conquistada nesse Projeto, hoje eu me questiono se o mais importante realmente são as medalhas da forma que eu sempre ajudei a propagar. Neste ano alguns fatos fizeram modificar redondamente meus conceitos, por exemplo, uma festa surpresa a um atleta que completava 15 anos, que ao nos agradecer, em prantos, relatou ser a primeira festa de aniversário de sua vida. Outro exemplo, a solicitação de uma mãe desesperada em nosso escritório para oportunizar ao filho, com síndrome de mutismo e sérios problemas psicológicos, o direito da socialização através do esporte e, ao iniciar as atividades, o menino se transforma como uma criança perfeitamente normal e comprometida com a aprendizagem. Confesso-lhes que revendo minhas teorias sócio/desportivas, tenho convicção que resultados desportivos são apenas consequências de um trabalho planejado, sério, com valores bem definidos entre todos os integrantes e que disponha de oportunidades de socialização para aqueles que não teriam condições financeiras de estarem ali. Outra convicção percebida no próprio Circuito Nacional é que os atletas, de forma geral, são a imagem e semelhança de seus treinadores e aqui em Foz do Iguaçu os nossos atletas estão muito bem servidos de valores através das participações dos treinadores Mayara, Adriano e Angel”.

 

Resultados do Campeonato Brasileiro

Ranking Nacional

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago