Not��cias

4a Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom

15/10/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15/10/2012 15:17
Pirajuenses dominam a 4a. Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom
Nova geração de canoístas brasileiros foi vista de perto neste fim de semana na Estância Turística de Piraju, SP

Iran Schleder
Foto: Pedro Henrique Gonçalves/Divulgação

 

Aconteceu neste fim de semana a 4a. Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2012, evento que reuniu os melhores canoístas da modalidade no Brasil, entre eles os jovens talentos Ana Sátila Vargas e Pedro Henrique Gonçalves, campeões nas categorias K1 Feminino Sênior e K1 Masculino Sênior, respectivamente. O evento que reuniu mais de 150 atletas de nove associações de canoagem do país também teve como grande destaque os canoístas da Estância Turística de Piraju (SP), município que sediou o evento e é reconhecido como um dos grandes polos de desenvolvimento da Canoagem Slalom no Brasil.

 
“Os canoístas pirajuenses dominaram o evento tanto na 1a. divisão quanto na 2a. divisão, demonstrando grande conhecimento do rio Paranapanema, famoso por suas difíceis corredeiras e alto nível técnico. Os atletas da cidade estão de parabéns, pois o nível técnico do evento foi bem elevado”, disse Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
A competição teve inscritos mais de 150 atletas, 337 embarcações e 9 associações que disputaram provas de caiaque e canoa, masculino e feminino, nas categorias infantil, menor, júnior, sênior e máster.
 
Na disputa por equipes a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN) dominou o quadro geral e sagrou-se campeã em casa com 3.150 pontos; seguidos pelo Instituto Meninos do Lago (IMEL) de Foz do Iguaçu (PR) com 2.000 pontos e Associação Primaverense de Canoagem (APC), de Primavera do Leste (MT) com 400 pontos.
 
Entre os principais atletas que garantiram um bom resultado estavam presentes Ana Sátila Vargas, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012, e Pedro Henrique Gonçalves, tido com um grandes talentos revelados nos últimos anos pela Canoagem do Brasil.
 
Ana Sátila garantiu o título no K1 Feminino Sênior com o tempo de 94.12 segundos e Pedro Henrique, pirajuense e exímio conhecedor das corredeiras do difícil rio Paranapanema, garantiu o título no K1 Masculino Sênior com o tempo de 75.78, o melhor tempo da competição.
 
“Sem dúvidas foi uma prova com extremo grau de dificuldade, muito vento, um nível técnico elevado por parte de todos atletas e em particular um pouco de "pressão" que eu mesmo me impus por estar em casa”, ressaltou o jovem canoísta.
 
Na 4a. Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom o público viu de perto a nova geração de atletas brasileiros que desponta no país e que é fruto da transformação por qual passa a modalidade olímpica no Brasil.
 
“Há anos trabalhamos com o planejamento voltado à detecção de jovens talentos para o Rio 2016 e os resultados atingidos até o momento nos dão a certeza que o caminho está sendo bem trilhado para a realização do sonho da medalha olímpica”, exaltou Rodrigues.

 
A 4a. Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom teve organização da Federação Paulista de Canoagem, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju e Associação Pirajuense de Esporte Náuticos (APEN); supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem e apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.
 
Nos dias 9, 10 e 11 de novembro a cidade gaúcha de Três Coroas, também reconhecida nacionalmente por revelar muitos canoístas, receberá o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2012 – 1a. Divisão. 
 
Mais informações e resultados completos no link:
Admin | Projeto Meninos do Lago