Not��cias

Remos na água: começa o Pan

09/03/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: JIE (Jornal da Itaipu Eletrônico)

09/03/2012 | 11h23

 

Após a solenidade, os atletas assistiram à Iluminação da Barragem.

     

Uma solenidade na noite desta quinta-feira, no Mirante Central, deu início ao Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2012. A cerimônia contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), João Tomasini Schwertner, do representante do presidente do BNDES (Luciano Coutinho), Gustavo Borges e do superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla.

     

Gustavo Borges (ao microfone) e demais autoridades: aposta no sucesso da canoagem brasileira.

    

Nesta manhã de sexta-feira, as provas tiveram início no Canal Itaipu e se estendem até o próximo domingo (11). A competição é a última oportunidade classificação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Londres. Por isso mesmo, Gustavo Borges destacou que a parceria entre a Itaipu e o BNDES, patrocinadores da seleção brasileira, é fundamental para o desenvolvimento da canoagem no Brasil.

    

O presidente da CBCA agradeceu o apoio das instituições e sinalizou que será grande a participação dos atletas brasileiros em Londres.

      

Após a competição deste fim de semana, apenas um barco de cada categoria vai carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos. As categorias são K1 masculino (caiaque com um atleta), K1 feminino, C1 masculino (canoa com um atleta) e C2 masculino (dois atletas).

   

Paralelamente ao Pan, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Federação Internacional de Canoagem vão promover o Itaipu Open, valendo pontos para o ranking mundial. Pelo menos 12 países confirmaram participação e já estão treinando na cidade: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela, Colômbia, México, Canadá, Estados Unidos, Costa Rica, Espanha e República Tcheca.

    

Atletas da C2 durante a seletiva nacional, em fevereiro. Disputa agora é com os melhores atletas do mundo.

   

O superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, explicou que, além da inclusão de um novo torneio – o Itaipu Open –, houve uma mudança nas regras do Pan-Americano. Anteriormente, todos os representantes dos países do continente poderiam disputar a competição; agora, só vão participar os três atletas ou duplas de cada categoria indicados pelos países para a disputa das vagas olímpicas.

   

Ou seja, o Pan será de fato um torneio pré-olímpico, disputado entre países do continente americano, e somente os campeões irão para as Olimpíadas. Também por isso, o restante do pódio – segundo e terceiro colocados – será formado por representantes de países distintos.

  

Ettore Ivaldi orienta o canoísta João Vitor Martins Machado, que vai tentar uma vaga na categoria K1.

   

Já o Itaipu Open será uma disputa entre atletas, ao mesmo tempo que o Pan, e o pódio vai ser formado pelos três melhores de cada categoria, independentemente da nacionalidade – incluindo os canoístas tchecos e espanhóis.

  

Aberta ao público

   

A disputa do Pan-Americano e do Itaipu Open poderá ser vista pelo público de Foz do Iguaçu e região. Para assistir ao torneio, o interessado deverá se dirigir ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu – no final da Avenida Tancredo Neves. Lá, haverá transporte até o local das competições. Mas atenção: a capacidade da arena é de 500 pessoas.

   

Atleta na água. Apenas o melhor de cada categoria vai carimbar o passaporte para os Jogos de Londres.

   

Também é preciso ficar atento para os horários. Nesta sexta-feira, as provas são eliminatórias e ocorrem a partir das 10h, com previsão de término para as 16h30. No sábado, a competição começa às 13h e vai até as 16h, já com definição das vagas nas categorias C2 masculino e K1 feminino. No domingo, último dia, será das 9h30 às 15h, com definição das vagas nas categorias K1 masculino e C1 masculino.

  

Seletiva

   

A seletiva que indicou os três representantes de cada categoria no pré-olímpico ocorreu em fevereiro, no Canal Itaipu. Dentre os classificados, dois são representantes do projeto Meninos do Lago: João Vitor Martins Machado, na categoria K1, e Leonardo Lucas Curcel, na C1.

  

Argos Rodrigues, superintendente da CBCa: Brasil nunca esteve tão bem preparado para um pré-olímpico.

   

Argos Rodrigues destacou que o Brasil nunca esteve tão bem preparado para uma seletiva como neste ano. Sobretudo na categoria k1 feminino. Desde janeiro, sob o comando do técnico italiano Ettore Ivaldi, a seleção está sediada em Foz do Iguaçu, treinando no Canal Itaipu.

   

Mesmo assim, Rodrigues antevê uma disputa difícil pelas vagas e cita o Canadá e os Estados Unidos como os grandes favoritos. “Nós sempre estivemos a dez segundos, mais ou menos, desses dois países. Mas dessa vez vamos diminuir a diferença. A decisão da vaga vai ser no mesmo segundo, ou seja, teremos chance real de conquistarmos vagas”, afirmou.

  

Cobertura de imprensa

   

Os veículos de comunicação interessados em acompanhar o pré-olímpico de canoagem slalom deverão enviar até quinta-feira, dia 8, para o cadastramento na Divisão de Imprensa (imprensa@itaipu.gov.br), e-mail com nome dos integrantes da equipe, RG e dados do veículo.

  

Muito técnico, o Canal Itaipu é considerado um dos melhores do mundo para a prática esportiva.

   

Clique em Leia Mais para conhecer quem são os atletas brasileiros classificados para o Pan-Americano e que vão brigar por vaga para os Jogos de Londres.

Admin | Projeto Meninos do Lago