Not��cias

Três Coroas recebe 3ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom

03/11/2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03/11/2011 13:18

Iran Schleder
Comunicação CBCa

As corredeiras do Rio Paranhana em Três Coroas (RS) são famosas e conhecidas pelos canoístas brasileiros e por muitos estrangeiros, já que o local já sediou um Campeonato Mundial de Canoagem Slalom nos anos 90. Local de desenvolvimento e práticas da Canoagem Slalom e do Rafting a cidade gaúcha recebe neste fim de semana a 3ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2011, evento inserido na programação dos “Desafios da Natureza”, uma mega competição que reunirá cerca de 800 atletas de diversas modalidades, como canoagem, rafting, ciclismo, montain bike e trekking.

“A Canoagem Slalom brasileira deve muito ao município de Três Coroas, pois foi neste local que surgiu o primeiro núcleo organizado do esporte no País, a ASTECA – Associação Três Coroense de Canoagem – responsável pela formação dos principais atletas da modalidade, como, por exemplo, Gustavo Selbach e Cássio Ramom Petry, os dois maiores vencedores nacionais de todos os tempos nas categorias K1M e C1M, respectivamente”, disse Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem.

A 2ª Etapa da Copa Brasil também aconteceu em Três Coroas há dois meses com destaque para os atletas de Piraju (SP) que conquistaram o primeiro lugar da classificação geral tanto na categoria Principal (1ª divisão) como na Iniciante (2ª divisão), demonstrando que outras regiões brasileiras também trabalham com empenho para o desenvolvimento do esporte no país.



Crescimento da base e Planejamento para Rio 2016
Segundo o planejamento estratégico de desenvolvimento de núcleos de base no Brasil, à partir do ano de 2012 o país contará com um número surpreendente de atletas em todas as categorias da Canoagem Slalom. Diante dessa procura intensa da prática da modalidade, motivada pelos Jogos Olímpicos de 2016, a Confederação Brasileira de Canoagem deverá procurar realizar os eventos apenas nos locais que realmente tenham estrutura para comportar as necessidades de espaço necessárias para a prática desportiva.

“Vejo nesta pista para iniciantes montada no Centro de Três Coroas, um excelente local para se realizar o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom da 2ª divisão de 2013,  onde pretendemos estar com aproximadamente 300 barcos inscritos. Terminamos o Brasileiro de Iniciantes em Foz do Iguaçu esse ano com 195 barcos e para o ano que vem, em Goiás, esse número deverá chegar a 250. Somente em locais amplos com bastante espaço para os atletas e barcos, como aqui em Três Coroas será possível a realização de eventos. Este local escolhido é perfeito para isso, além de amplo espaço na terra e na água para as manobras dos barcos o nível de dificuldade é o que se busca para os iniciantes” afirmou o Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues.


Mais informações sobre o evento no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/index/eventos_id/343

Admin | Projeto Meninos do Lago