Not��cias

Exames de Faixa

16/09/2011

  

ATENÇÃO ATLETAS FAIXA AMARELA. Nos dias 19 e 20 de setembro serão realizados exames para mudança de faixa para a cor verde. Segundo define o Regimento Interno do Projeto Meninos do Lago, poderão ser contemplados com a faixa verde os atletas semi-iniciantes que já dominam vários fundamentos da canoagem, principalmente o “rolamento esquimó”, ter segurança e habilidade de como proceder em caso de resgate, além de estar ciente do procedimento de limpeza e armazenamento das embarcações.
Os alunos poderão visualizar ao final do Regimento Interno os fundamentos essenciais para o exame. Aqueles que passarem estarão autorizados a remarem em rios classe 3 e até a 2ª bacia do Canal Itaipu.
Esses atletas serão também preparados para participarem do Campeonato Pan-americano de 2012, desde que consigam passar por outro exame que será realizado nos dias 02 e 03 de março de 2012, onde deverão conseguir o direito à faixa azul e, consequentemente, obterão o direito de remar em toda a extensão do Canal Itaipu. Neste mesmo dia serão realizados exames aos faixas amarelas que não conseguirem êxito na primeira tentativa, bem como aos faixas brancas.
Todos os atletas faixa azul, maiores de 14 anos, serão promovidos à primeira divisão do Circuito Nacional, não podendo mais participar nos Campeonatos Brasileiros da 2ª Divisão. Para a professora Mayara Cordeiro, isso vai reduzir sensivelmente os resultados da IMEL (Instituto Meninos do Lago) nestes eventos:
“É óbvio que se promovermos os atletas do Projeto à primeira divisão do Circuito Nacional os resultados gerais começarão a despencar nos eventos de iniciantes, mas acredito que esse seja o objetivo do Projeto Selo de Qualidade da CBCa, pois serão abertas novas possibilidade para outras associações brasileiras a  despontarem e isso é muito bom para a Canoagem Slalom brasileira. Além disso, aqui mesmo em Foz do Iguaçu novos atletas serão contemplados para que haja sempre a necessária renovação”.
Para o Técnico Adriano Siano Bragança, embora os resultados da segunda divisão possam não ser esplendorosos à partir da evolução natural dos atletas, o foco do Projeto Meninos do Lago sempre foi os Jogos Olímpicos de 2016 e 2020 e, para isso, é necessário que os melhores atletas comecem a participar de eventos mais fortes.

“Não dá para ser campeão olímpico participando de eventos da segunda divisão. Por esse motivo é importantíssimo que os atletas consigam o direito à faixa azul o mais rapidamente possível, pois será a nossa certeza de que os mesmos estarão preparados a enfrentarem competições mais fortes. Queremos esses meninos e meninas representando o Brasil no Campeonato Mundial Júnior e Sub 23 de 2012, 2013, 2014 e, principalmente, 2015 quando então esse evento será realizado em nossa casa”.

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago