Not��cias

Jornal Interno da Itaipu - JIE - Campeonato Mundial Sub 23 e Júnior 2015

19/04/2011

 

 

foto Billy

 

 

 

 

 

 

Canal Itaipu vai receber o Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom
18/04/2011 | 18h11
 

 

Jovem atleta desce as corredeiras do Canal Itaipu: local receberá a disputa do Mundial Júnior.

   

O Canal Itaipu vai receber, em 2015, o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom. O anúncio foi feito na última sexta-feira (15), pela Federação Internacional de Canoagem (FIC), em Paris. O evento vai reunir os melhores atletas do planeta na categoria Júnior (até 18 anos) e Sub-23 (até 23 anos). A entidade confirmou também a realização do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade, em 2013, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro (RJ).
  
A comunicação foi feita diretamente ao presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, na capital francesa. Em Foz do Iguaçu, Argos Rodrigues, superintendente da CBCa, comemorou a escolha. “Já estávamos tentando trazer esse evento para Foz há algum tempo, principalmente em função do Projeto Meninos do Lago”, ressaltou.
    

Segundo Rogrigues, muitos atletas participantes do Meninos do Lago chegarão ao Mundial de 2015 em condições de lutar pelos primeiros lugares.

   
O entusiasmo de Rodrigues acontece principalmente por dois motivos: atrair os 'holofotes' da mídia para fazer do evento uma vitrine do Projeto Meninos do Lago e aproveitar o fato de competir “em casa”, aliado ao treinamento intenso durante os próximos quatro anos, para conseguir grandes resultados em um esporte ainda sem muita tradição no Brasil.
O desafio não o assusta.

   
“Dessa vez nossas pretensões são maiores, não vamos competir apenas por competir, pois chegaremos em condições reais de disputar medalhas, como nunca chegamos antes”, destacou. Em relação aos mundiais anteriores, o que mudará, de acordo com Rodrigues, é o nível de preparação.
   

Participantes do Projeto Meninos do Lago se preparam para treinar no Canal Itaipu.

   
“Estamos treinando atletas que, em 2015, estarão na casa dos 18 anos e poderão disputar as primeiras colocações em todas as categorias desse evento”, disse. “Isso só acontecerá graças ao importante apoio que a usina dá ao projeto ao ceder o Canal Itaipu para o treinamento dessa garotada”, concluiu.

  

Visibilidade

   

De acordo com o superintendente de comunicação social da Itaipu, Gilmar Piolla, é uma honra para a Itaipu sediar mais essa importante competição do calendário internacional. "É mais um grande evento que trará visibilidade institucional tanto para a Itaipu quanto para o turismo de Foz do Iguaçu. Estamos muito satisfeitos com mais esta notícia", destacou.
  

Meninos do Lago
    
O Projeto Meninos do Lago surgiu em 2008, como resultado de uma parceria entre a Federação Paranaense de Canoagem, a CBCa e a Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).
     


Rafael Bellio é uma das promessas do Projeto Meninos do Lago.

    
Entre seus principais objetivos estão o incentivo à prática do esporte e a formação de atletas de alto rendimento que possam representar o País em competições internacionais. Atualmente atende cerca de 80 menores de idade de Foz do Iguaçu.
   
Em março deste ano, 30% das vagas destinadas à seleção brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom (que vai acontecer na Argentina, em novembro) foram preenchidas por jovens atletas participantes do projeto, após seletiva disputada no Canal Itaipu.
  
Canal Itaipu
    

O Canal Itaipu, uma das melhores pistas de canoagem slalom do planeta, voltará a receber um Mundial.

   
Agenda cheia
   
O Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom integra a cada vez mais disputada agenda de competições do Canal Itaipu. A pista colocou Foz do Iguaçu no mapa das principais competições nacionais e internacionais da canoagem e do rafting.
     
Em março deste ano o local recebeu a Seletiva Nacional de Canoagem Slalom e, no próximo mês de agosto, será palco do Campeonato Brasileiro de Rafting e do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom – 2ª Divisão.
   
Em março de 2012 será a vez da Seletiva Olímpica de Canoagem das Américas, evento que, ao lado do Mundial de Canoagem Slalom (que será disputado em setembro, na Eslováquia), vai definir os atletas do continente que irão participar da Olimpíada de Londres, no próximo ano. Em 2014, o Canal Itaipu será sede do Campeonato Mundial de Rafting.
     
A pista artificial construída no Parque da Piracema, dentro da usina, foi inaugurada em 2006 e é considerada por técnicos e atletas a melhor da América Latina e uma das melhores do mundo para a prática da canoagem slalom e do rafting. No local já aconteceram o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, em 2007, e o Brasileiro de Rafting, em 2008 e 2009, além de diversas outras competições.

 

Admin | Projeto Meninos do Lago